Uma das grandes questões à volta dos novos Galaxy S21 em solo Europeu, passava pelo facto de no ano passado, os SoCs Exynos 990 que davam vida aos Galaxy S20 e Note 20, terem desiludido tanto na performance como na autonomia… Mas pelos vistos, a Samsung inverteu a tendência em 2021 com o novo Exynos 2100!
Afinal de contas, num teste de bateria entre as duas versões do Galaxy S21 Ultra, a versão Europeia equipada com o Exynos 2100 ficou à frente da versão baseada no SoC Snapdragon 888! Assim, além de maior performance a nível computacional, o novo Exynos também parece ser mais eficiente, e mais fresco.
Samsung Galaxy S21 com Exynos 2100 oferece mais bateria!
Portanto, começa a ser inegável que o Exynos 2100 é uma grande evolução relativamente ao ‘velhinho’ Exynos 990 do ano passado. Afinal de contas, oferece números muito competitivos em vários níveis, e pelos vistos, até oferece mais autonomia. Ora veja:
Em suma, o teste foi feito em apenas meia hora, com o S21 Ultra (Exynos) a acabar com 89%, enquanto o S21 Ultra (Snapdragon) terminou com 87%. O que não é uma diferença muito significativa… Mas, se tivermos em conta que o S20 Ultra (SD 865) oferecia mais que uma hora de autonomia extra em relação à versão Exynos 990, isto é inegavelmente uma boa notícia se por ventura quer um S21 e apenas pode adquirir a versão baseada no SoC da autoria da própria Samsung.
Entretanto, de forma bastante curiosa, já está provado que o Exynos 2100 é ligeiramente superior ao Snapdragon 888 em vários benchmarks, e pelos vistos, é também um pouco mais fresco. Afinal, neste último teste, o S21 Ultra com Snapdragon chegou aos 42.7ºC, enquanto o S21 Ultra com chip Exynos chegou apenas aos 40.3ºC.
Contudo, nem tudo é bom na versão Exynos dos novos Galaxy S21…
Caso não saiba, apesar do aumento de performance e de eficiência nos núcleos Cortex. O GPU Mali do SoC Exynos 2100 é significativamente menos poderoso em relação ao Adreno que podemos encontrar no Snapdragon 888. Por isso, em termos gráficos, a versão Europeia continua um pouco atrás.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!