Normalmente, quando uma nova geração de produtos chega ao mercado, o antigo standard fica bastante mais barato! Mas isto não está a acontecer com a memória RAM… Porquê? O problema aqui é que a memória RAM DDR4 já chegou às prateleiras há quase 7 anos (2021 será o ano em que damos as boas vindas à RAM DDR5!), e como tal, o stock de memória DDR3 é agora extremamente limitado, e por isso, mais valioso.
- Apesar do sucesso da AMD, a Intel está a recuperar!
- Sony confirmou! A PlayStation 5 é vendida abaixo do seu preço real!
A memória RAM DDR3 vai aumentar 40~50% em 2021
Portanto, está a ler bem o título, a memória RAM DDR3 vai mesmo aumentar de maneira bastante significativa em 2021. Um fenómeno que acontece devido ao facto de ainda existirem muitas máquinas a depender deste tipo de memória, especialmente no mundo empresarial e mundo dos servidores.
Assim, com a cada vez maior escassez de chips DDR3, o preço vai obrigatoriamente ter de aumentar! Especialmente porque as fabricantes que ainda produziam estes chips, estão agora a limitar estas linhas mais antigas.
Afinal de contas, enquanto no passado tínhamos a Samsung, Micron e SK Hynix a fabricar este tipo de memória… Todas as fabricantes começaram a apostar em novas tecnologias! Especialmente agora, que o DDR5 está prestes a chegar ao mercado, com data de lançamento esperada algures na segunda metade do ano.
Assim, dito tudo isto, a SK Hynix decidiu parar a produção de módulos de 2GB, mantendo apenas a produção da versão de 4GB. Isto enquanto a Samsung cortou a produção de 60 mil wafers para apenas 20 mil.
Em suma, com menos quantidade no mercado, e uma procura exatamente igual, este tipo de memória já valorizou 30%, e ao que tudo indica, poderá mesmo chegar aos 50% até ao fim do ano.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!