Apesar do sucesso da AMD, a Intel está a recuperar!

Apesar do sucesso da AMD, a Intel está a recuperar! – Os CPUs da AMD são neste momento a escolha mais popular do mercado, em detrimento dos processadores de nona e décima geração da Intel.

No entanto, apesar da performance dos recentes Ryzen 5000, que impressionaram toda a crítica especializada… A verdade é que não há stock! Como tal, muitos utilizadores estão a optar por soluções Intel, o que por sua vez está a fazer com que a gigante azul dos microprocessadores esteja a conseguir recuperar alguma da quota de mercado que tem vindo a perder nos últimos meses.



Apesar do sucesso da AMD, a Intel está a recuperar quota de mercado!

AMD vs Intel, AMD, Intel, CPU

Portanto, os ganhos de performance que a AMD tem conseguido alcançar apenas contam metade da história. É que apesar da elevada procura, o stock de processadores Ryzen 5000 não está a acompanhar a oferta! Uma história muito parecida ao que também está a acontecer no mundo das placas gráficas, e que acabou por aumentar a procura por placas pertencentes às gamas mais baixas e gerações mais antigas. (Em suma, não existem placas gráficas no mercado! Sejam elas recentes, velhas, caras ou baratas.)

Assim, enquanto a AMD luta por uma maior quota de produção nas linhas de 7nm da TSMC… Os utilizadores que precisam mesmo de uma máquina nova, não têm outro remédio senão optar por um processador Intel. Produtos que na verdade até estão a preços bastante apetecíveis.

A culpa aqui é um pouco da AMD…

Todo o portfólio da empresa está assente no processo de 7nm da TSMC. Estamos a falar dos processadores para a PS5 e Xbox Series S/X, todos os Ryzen 3000, 4000 e 5000 (para desktop e portáteis), e ainda todas as placas gráficas Radeon RX 5000 e 6000. É um problema que já está sob examinação na sede da AMD, com planos para mudar parte da produção para as linhas da Samsung já em 2021. (Saiba mais aqui)

Entretanto, segundo os dados da Mercury Research, a AMD baixou dos 20.1% de quota de mercado para os 19.3% no último trimestre. Contudo, como as margens de lucro dispararam, a AMD teve também uma subida de 50% nas receitas, muito graças ao ASP mais alto (Average Selling Price).


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...