As vendas das consolas, especialmente nos últimos tempos, tem sido sempre uma questão problemática. Uns dizem que a PS5 esteve sempre esgotada por falta de componentes e se vendeu pouco devido a isso. Outros dizem que se vendeu muito e por isso é que esgotou. Ou seja, dificilmente haveria consenso. Agora e para lançar alguma luz sobre este assunto eis que uma fonte conseguiu deitar a mão às PS5 vendidas que estão integradas no relatório trimestral da Sony. E há alguns pormenores muito interessantes.
Surpresa! Foi revelado o número de consolas PS5 vendidas!
No que diz respeito ao último trimestre de 2020, a Sony vendeu 4.5 milhões de unidades. Ou seja, está exatamente ao nível da PS4. Lembro que no mesmo período de 2013, foram vendidas 4.5 milhões de PlayStation 4. E apesar de isto parecer muito, não há mesmo consolas para responder à procura no mercado.
A falta de PS5 é algo real e infelizmente não vai melhorar. Inicialmente pensava-se que no início deste ano tudo ficaria melhor. No entanto, piorou. Assim, só haverá mais 3 milhões de consolas para o primeiro trimestre deste ano. Ou seja, cerca de um milhão por mês.
Entretanto há mais uma questão muito importante. A Sony reportou que está a perder dinheiro em cada PlayStation 5 que vende. No entanto a quantia não foi revelada. Os rumores afirmam que a Sony pode estar a perder cerca de 100 Euros em cada uma.
Já que falamos na consola da Sony, a PlayStation 5 está a ter algumas dificuldades com os 4K@120Hz nas TVs Samsung. No entanto, parece que já temos atualização a caminho.
Portanto, os jogos da PS5 não estão a conseguir chegar aos 4K@120Hz com o HDR ligado em várias TVs Samsung com suporte ao standard HDMI 2.1. Onde claro está, temos de incluir as muito populares Q80T, Q90T e Q900R. É um problema que não está a permitir aos jogadores jogar com o HDR ligado, obrigando à desativação do mesmo, ou queda para os 60Hz.
No entanto, segundo o suporte da Samsung, a empresa já está a trabalhar juntamente com a Sony para lançar uma correção já na próxima atualização. Pois… Mas há outro problema, esta atualização apenas deverá chegar em Março…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!