Os browsers como o Google Chrome ou o Edge vêm com sistemas de downloads simples. Se por um lado isto é bom, pela facilidade de utilização, por outro é mau. É que descarregar grandes ficheiros a partir de servidores lentos é uma grande dor de cabeça. Agora a Microsoft está a trabalhar num novo gestor de downloads para o Chromium Edge que pode ser um problema para o Chrome. É que de facto, o Edge parece estar a cativar cada vez mais utilizadores.
Microsoft Edge acaba de criar mais um problema ao Chrome!
Numa próxima versão do Microsoft Edge, vai aparecer um novo menu na barra de ferramentas quando descarregar ficheiros. Ai vai poder gerir os seus downloads. Para além disso pode também acompanhar facilmente o progresso geral do que descarregar.
Quando o processo chegar ao fim o menu desaparece de forma automática e é possÃvel consultar todos os downloads numa página própria.
Entretanto dando um clique com o botão direito do rato nos ficheiros, consegue colocar o download em pausa, reiniciar ou cancelar. Entretanto, ao dar um clique no botão “ver mais” pode abrir a página de downloads e gerir as transferências anteriores.
Para além do gestor, a Microsoft também parece estar estar a trabalhar numa nova experiência de barra de ferramentas para coleções, histórico e favoritos.
A Microsoft não pára de lançar novidades para o Edge
A funcionalidade mais interessante do ponto de vista do utilizador é a introdução de novos temas no Edge. A Microsoft disse que criou 24 novos temas, dando assim muitas opções para personalizar a experiência de navegação. Alguns dos temas chegam diretamente da Xbox, incluindo Halo, Gears, Forza, Microsoft Flight Simulator, Sea of ​​Thieves e muito mais.
Os temas aplicam um fundo na página dos novos separadores, enquanto os tabs, a barra de endereço e outras partes do navegador também assumem a aparência do tema. Também está disponÃvel o suporte para separadores verticais no canal Dev. Algo que esta empresa testou recentemente como refere o XDA.
Entretanto a Microsoft está a introduzir mais elementos do Fluent Design no Edge, começando com os Ãcones do browser, que agora assumem uma aparência mais arredondada e suave. Para além disso a Microsoft afirma que quer levar o design a ainda mais produtos. No entanto, não revelou quais.
A próxima coisa que as pessoas vão notar no Edge são as separadores suspensos.
A Microsoft diz que esta funcionalidade vai aumentar o desempenho do browser. Assim há mais memória disponÃvel e um processador mais descansado.
A Microsoft também está a lançar novas funcionalidades ao nÃvel do gestor de palavras passe para o Edge. Por exemplo, vai sugerir automaticamente uma palavra-passe segura quando se registar numa nova conta online ou alterar uma password existente. Para além disso tem também um verificador de palavras-passe. Verifique se a password que escolheu faz parte de alguma lista comprometida que está na Internet.
No que diz respeito à privacidade, a Microsoft disse que o Edge trará mais transparência para ajudar os utilizadores a gerirem permissões especÃficas do site. Assim pode escolher com que sites partilha a localização, câmara e o o acesso ao microfone. Claro que mais tarde poderá fazer modificações se assim o pretender.
Com tantas novidades a chegar o Microsoft Edge pode estar a criar um verdadeiro problema para o Chrome. Alias as informações mais recentes dizem que este browser está a perder gás.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!