Muitos foram os críticos na indústria, quando a Microsoft revelou finalmente a sua consola de nova geração budget, a Xbox Series S. Afinal de contas, com menos performance computacional, e basicamente metade da memória, muitos ‘developers’ vieram logo a público que este lançamento não fazia qualquer sentido, e que iria causar problemas em vários projetos, especialmente em equipas com menos recursos.
Pois bem, a nova geração de consolas começou há pouco mais de 2 meses, mas parece que a Xbox Series S já anda a fazer vítimas.
Portanto, caso não saiba, o jogo “The Riftbreaker” é muito provavelmente um dos jogos indie mais interessantes em desenvolvimento. Especialmente porque deverá trazer muitas das novas tecnologias que as consolas de nova geração trouxeram para cima da mesa, onde temos de salientar o Ray Tracing, e Variable Rate Shading.
Dito tudo isto, o COO do estúdio responsável (Exor Studios) decidiu falar um pouco sobre a Xbox Series S. Onde ficou aparente que a consola vai mesmo ser uma dor de cabeça em vários aspetos.
“Sim, a Xbox Series S precisa de otimização adicional. Afinal, enquanto podemos simplesmente compilar o jogo para a Series X e ele “funciona”, a situação já não é a mesma com a XSS. Ainda assim, na minha opinião, vão acho que vá ser necessário muito trabalho para meter o jogo a correr a 1080p na consola budget.
Dito tudo isto, a quantidade de memória disponível é um fator determinante em vários casos! Especialmente quando falamos do tamanho do mundo do jogo, ou de quantas coisas poderão estar a acontecer ao mesmo tempo. Dito isto, a quantidade de memória da XSS vai sempre determinar toda a nova geração de consolas no ponto de gameplay… Porque o projeto tem de ser adaptado à especificação mais baixa. Em suma, seria muito mais fácil se existisse apenas a Series X.”
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!