Hoje em dia, é muito comum ver portáteis com um autocolante, ou até produtos comprados em loja, tudo pensado para tapar a webcam do computador. Porquê? Simples! Medo que hackers entrem no sistema e gravem o que quer que faça à frente do seu portátil, em casa ou no seu trabalho.
Igualmente, nos tempos que correm, também já existe algum medo relativamente às câmeras do nosso fiel companheiro do dia-a-dia, o smartphone. Especialmente a frontal, sendo exatamente por isso que a Google e a Apple implementarem indicadores de utilização da câmera, diretamente nos seus sistemas operativos.
Dito isto, se eu me importaria que alguém estivesse a olhar para a minha cara feia? Provavelmente não, por isso, nunca me importei com isso. Mas existe algo potencialmente mais perigoso que a webcam nos nossos portáteis, ou a câmera frontal do nosso smartphone… Os microfones!
(Especial) Vale a pena tapar a webcam do seu portátil? Ou ter medo da câmera frontal do seu smartphone?
Portanto, o microfone do seu portátil, ou do seu smartphone, é capaz de captar toda e qualquer palavra que você, a sua família, os seus amigos, e claro, os seus colegas de trabalho dizem perto de si.
Dito isto, pessoalmente, enquanto alguém me filmar ou fotografar não me assusta minimamente, ter alguém a ouvir o que eu digo todos os dias já é algo que me tira o sono à noite.
Por isso, se por ventura tapa a webcam, também tem de obrigatoriamente arranjar maneira de tapar ou retirar o microfone do seu portátil. Ao fim ao cabo, é um sistema igualmente fácil de piratear, e na verdade, ao contrário da Webcam, num PC portátil, não tem nenhuma luz LED a avisar que está ativo. (No iOS e Android, já temos um sistema capaz de nos avisar do uso do microfone).
Sabe quanto custa aceder a uma câmera ou a um microfone?
Pois bem, em 2013, um hacker disse à BBC que o custo para aceder a uma webcam é de apenas… 1 dólar! Na prática, ele próprio tinha acesso a mais de 500 computadores naquele momento.
Portanto, de maneira a perceber o quão comuns são estes ataques, e se devemos mesmo estar preocupados, importa analisarmos as palavras de Tod Beardsley, Diretor de Pesquisa de Ciber-segurança na Rapid7.
“De vez em quando existem bugs, nas tecnologias web, que permitem o acesso à vossa webcam, incluindo a possibilidade de gravar conteúdo com ela. Assim, algo que surja no browser a pedir demasiadas coisas, é suspeito. Assistimos a muito mais disto agora com os serviços de localização, como “Carregue aqui para permitir ter acesso à sua localização”. Isto também pode acontecer para as webcams embora com outras mensagens.”
Faz sentido tapar a webcam? Bem… “Não há muito que possa fazer acerca disto, a não ser colocar algum adesivo na webcam.”
“Tapar a webcam é super barato, super fácil a e apesar de não ser a solução para tudo, pode fazer-vos sentir muito melhor, não é? Para além disso mostram às outras pessoas que realmente se preocupam com a privacidade.”Tapar a webcam do nosso portátil pode ser eficaz! Além disso, é sem dúvida fácil e barato.
Então, e o resto dos nossos aparelhos eletrónicos? Como o smartphone? Também é possível aceder? À câmera frontal e ao microfone?
“Se quiser gravar uma conversa numa sala, não vai ser um pouco de fita adesiva que o vai evitar. Testem vocês próprios, tapem o microfone do vosso telemóvel e liguem para um amigo. Ele vai ouvir perfeitamente”.
Dito tudo isto, já reparou que vivemos numa era em que existem câmaras e microfones em todo o lado? Aliás, vivemos num mundo em que já temos frigoríficos “Smart”, em que até para mudar de canal falamos para o nosso comando em vez de carregarmos num botão. Em suma, qualquer aparelho eletrônico moderno é capaz de gravar tanto a nossa voz como a nossa imagem.
O que fazer? Bem… O melhor é mesmo aprender a lidar, e ter sempre cuidado com o que instalamos nas nossas máquinas, seja no computador, ou no smartphone.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!