Tenha em atenção que para não perder nada no Windows 10 não deve fazer o comando que é mostrado como exemplo neste artigo. É exatamente esse comando que os utilizadores mal intencionados estão a esconder em vários ficheiros e desse modo as pessoas estão a perder os dados.Â
O Windows 10 está com uma falha muito grave que o pode levar a perder tudo! Dito isto, alguém que não seja propriamente bonzinho pode arrasar o seu disco formatado em NTFS. Tudo com um simples comando. O pior de tudo é que isto é relativamente simples de se fazer. Há truques por todo o lado e alguns mais vale manter longe.
Alerta Windows 10: pode perder tudo em menos de 1 minuto!
Em vários testes efetuados pelo site BleepingComputer, este comando pode chegar de forma escondida dentro de um ficheiro de atalho do Windows, um ZIP ou vários outros vetores. Deste modo consegue ativar um sistema que vai corromper o Ãndice do sistema de forma instantânea.
Em agosto de 2020, outubro de 2020 e esta semana, o investigador da infosec Jonas L chamou a atenção para uma vulnerabilidade NTFS que afeta o Windows 10. O pior de tudo é zero correções.
Quando explorada, essa vulnerabilidade pode ser acionada por um comando de linha única. Assim vai corromper instantaneamente um disco rÃgido formatado em NTFS. Entretanto o Windows mostra uma mensagem a pedir-lhe que reinicie o computador para reparar os registos corrompidos do disco.
O investigador já referiu ao BleepingComputer que a falha se tornou explorável a partir do Windows 10 build 1803, a atualização do Windows 10 de abril de 2018, e continua a funcionar na versão mais recente.
Mas ainda pior é esta vulnerabilidade poder ser acionada por contas de utilizador padrão e de baixo privilégio em sistemas Windows 10.
O comando que não deverá executar é o que está abaixo:
Não se sabe qual o motivo que leva este comando a corromper a unidade e de facto não será muito fácil descobrir. No entanto depois de executar o comando do Windows 10 e pressionar Enter, o utilizar recebe uma mensagem de erro. Nela lê-se que o ficheiro ou o diretório está corrompido ou ilegÃvel.
Entretanto o utilizador tem de reparar o disco. A questão é que nessa altura já terá perdido tudo. Por tudo isto tenha muito cuidado com o que abre!
O que acha desta falha? Conte-nos tudo assim nos comentários.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!