Os novos Galaxy S21 apenas irão ser apresentados de forma oficial no dia 14 de Janeiro. No entanto, como é já hábito dos nossos amigos Sul-Coreanos, já sabemos tudo ou quase tudo acerca da nova gama! Aparelhos que deverão servir de bandeira para o mundo Android na primeira metade de 2021.
Afinal de contas, já conhecemos o design, que os preços vão ser mais baixos, e até já conhecemos a performance esperada do SoC que lhes irá dar vida… Mas também sabemos que os novos Galaxy S21 vão perder várias características ‘Premium’ que sempre foram a imagem de marca da gama ‘S’.
O que nos faz pensar… Por que razão está a Samsung a andar para trás em termos de especificações técnicas?
(Especial) A Samsung está a ‘andar para trás’ com o Galaxy S21?
Portanto, caso não saiba, os novos Galaxy S21 vão tirar uma página ao recente lançamento da Apple com o iPhone 12! Ao deixar os carregadores e auriculares fora da caixa.
Contudo, neste campo, ainda não sabemos se a Samsung vai optar pela jogada da Xiaomi, ao oferecer o carregador a quem o desejar. Ou se vai mesmo ‘poupar’ este dinheiro. Por isso, ainda não podemos criticar.
Ainda assim, podemos criticar outras coisas, ou pelo menos questioná-las!
Afinal de contas, parece que os modelos Galaxy S21 e S21+ vão chegar ao mercado com ecrã FHD, traseiras de plástico, e sem qualquer curvatura no ecrã (edge). Isolando o S21 Ultra, como o único aparelho realmente desejável e super-premium desta gama de 3 aparelhos.
Ou seja, o que aconteceu ao Note 20 e Galaxy S20 FE (modelos budget de 2020), vai ser agora replicado nos primeiros topo de gama da Samsung para 2021.
Entretanto, para ter noção do ‘downgrade‘, a Samsung já lança smartphones Galaxy S com ecrã QHD e acabamentos premium em alumínio e vidro desde 2015! Altura em que lançou o Galaxy S6.
Mas agora, depois da gama Galaxy S20 lançada originalmente em Fevereiro de 2020 ter desiludido nas vendas. Muito graças aos preços exagerados da gama em tempo de pandemia, e SoC Exynos incapaz de se equiparar à oferta da Qualcomm em solo Europeu. Eis que a Samsung está agora a mudar de estratégia.
Algo que parece contraproducente quando as grandes rivais Chinesas como a Xiaomi, Oppo e Huawei continuam a apostar em aparelhos super-premium nas gamas mais altas, e a velha rival Apple parece estar a apostar em modelos mais baratos, isto sem nunca perder a sua identidade, também ela Premium. (Como é o caso do iPhone 12 mini.)
É óbvio que esta jogada da Samsung deverá servir para baixar o preço dos seus aparelhos, num ano que muita coisa deverá mudar para a gigante sul-coreana líder de mercado.
Afinal de contas, é provável que os smartphones Note desapareçam de vez, com a S-Pen a ser agora suportada pelo Galaxy S21 Ultra.
No entanto, os ‘leaks’ falam de um corte de preço de 100~150€ em cada versão… O que acaba por não convencer ninguém, quando temos em conta tudo aquilo que irá desaparecer dos aparelhos! Onde claro está, temos de incluir os carregadores rápidos Samsung.
Em suma, é difícil comentar este lançamento sem saber que planos a Samsung tem para o resto do ano. Mas que a coisa parece estranha… Parece…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!