Ex-engenheiro da Tesla afirma que baterias sólidas são “falsa esperança”! – Atualmente, o mercado de automóvel aposta forte e feio na eletrificação, com uma forte esperança nas “Solid State Batteries”, ou em bom Português, Baterias Sólidas. Tudo devido à necessidade de aumentar eficiência e diminuir os gases de CO2 das fabricantes.
No entanto, existe quem pense que as baterias atuais sólidas não são o futuro.
Ex-engenheiro da Tesla, Gene Berdichevski, acredita que o futuro são as células de íon-lítio!
Caso não saiba, este foi o engenheiro responsável pelas baterias para o Roadster da Tesla. Contudo, depois da sua aventura na Tesla, decidiu iniciar a Sila Nanotecnologies e afirma que as baterias sólidas (Solid State Bateries) são na verdade uma “falsa esperança”.
Este engenheiro explicou o seu ponto de vista num documento onde também afirma que o futuro está no íon-lítio. Aliás, segundo o mesmo, o preço daqui a 5 – 10 deste material será de 50$ kWh.
Utilização de novos materiais ajuda a teoria deste engenheiro!
Assim sendo, a utilização de dois novos tipos de cátodos, à base de flúor metálico ou enxofre, combinada com o ânodo de silício pode resultar num preço mais baixo que o atual. Algo que poderá ajudar imenso a baixar o preço dos carros elétricos no futuro.
Portanto, a média pode chegar aos 50$ por kWh em 2030 e continuar a baixar até 30$ em 2040!
Aliás, as baterias (SSB) enfrentam enormes dificuldades que são difíceis de superar. Como por exemplo a formação de dendrites e dos seus eletrólitos sólidos são propensos a micro fissuras.
Assim sendo, estamos a falar de pessoas com imensa experiência na matéria e as suas previsões são de extrema relevância.
Em suma, estas notícias que podem mesmo abalar o mercado no futuro. Aliás, se este assunto lhe interessa, mergulhe mais a fundo nestas informações clique no link, aqui.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!