O Inverno chegou em força com o salto para o ano de 2021! Mas o problema não é apenas o frio nos nossos ossos, são também as temperaturas frias e efeitos meteorológicos que aumentam o perigo do ato da condução. Afinal de contas, é nesta altura que temos menos luz, mais chuva, mais nevoeiro e até gelo na estrada, o que afeta imenso a sua segurança e do seu veÃculo.
Dito tudo isto, tome atenção em alguns cuidados acrescidos que deve ter nesta época!
1 – Estado dos seus pneus
Ora bem, com o aumento das chuvas e com um piso mais escorregadio, a utilização de um pneu correto é muito importante. Aliás, nem falamos apenas do comum pneu careca, temos também de ter a preocupação de saber o que estamos a utilizar, porque existem pneu para épocas ou situações especÃficas.
Além disto, o pneu é o contacto direto do carro na estrada e em épocas de chuva os sulcos mais salientes são a diferença entre conseguir controlar ou não o carro, especialmente nos lençóis de água.
- Nota: Temos um editor na equipa, que foi ‘enganado’ e andou algum tempo com pneus de neve durante tempo quente. A coisa não foi mesmo bonita de se ver, e a melhoria na condução foi palpável com a mudança para pneus indicados para o uso do condutor.
2 – Verificação as luzes
Com visibilidade menor que o habitual no Inverno, as luzes do seu carro são muito importantes para si e para os outros. Afinal de contas, além do pisca, temos de ter atenção aquando a necessária utilização das luzes de nevoeiro.
3 – Bateria
O frio mais extremo é um inimigo potencialmente mortal das baterias do seu automóvel. Nesta altura, tanto os carros a gasóleo como a gasolina necessitam de mais impulso inicial da bateria para ligar e não só. Até os elétricos são afetados.
Isto porque, além do aumento de energia necessário por parte da bateria o próprio frio afeta diretamente a bateria neste aspeto. Se possÃvel deixe o seu carro a trabalhar algum tempo antes de parar completamente, o que ajuda a carregar a bateria.,
4 – Gelo
Se vive numa grande cidade, é provável que não tenha garagem para colocar o seu carro. Neste caso, se deixa o seu veÃculo ao ar livre proteja-o com uma capa, manta ou até mesmo cartão no vidro para evitar a formação de gelo no para-brisas.
Desta forma, vai evitar perder imenso tempo para remover o gelo manualmente ou esperar que derreta.
5 – Desembaciador e limpeza
Com a chuva e frio, é normal circular sempre com as janelas totalmente fechadas. Contudo, desta forma vai notar a humidade a se formar nos vidros do carro o que reduz a sua visibilidade. Para isto não acontecer, ter um desembaciador em boas condições é fundamental.
No entanto, além do desembaciador tenha atenção se o seu vidro está sujo ou gorduroso e trate da sua limpeza. Afinal de contas, mesmo sem estar embaciado, um vidro gorduroso afeta a sua condução especialmente à noite com o reflexo das luzes.
6 – Verifique as escovas do limpa para-brisas
Antes de mais nada, em regra é normal renovar as escovas do para-brisas de ano a ano. Contudo, em boa verdade… A grande maioria dos condutores apenas as muda quando ‘morrem’.
Ainda assim, o cuidado aqui tem de ser acrescido é que num dia chuvoso se a escova parar de fazer o seu trabalho é quase impossÃvel conduzir. Troque as mesmas por umas novas de forma regular se possÃvel.
Em suma, existem ainda mais cuidados a ter com carro no inverno especialmente nesta época de frio e se está parado a algum tempo. Veja aqui alguns cuidados se já não utiliza o seu carro há demasiado tempo e como prevenir, clique aqui.
(Especial) – Alguns cuidados a ter com o seu carro no Inverno! – Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!