Numa altura em que a PlayStation 5 ainda não tem aqueles exclusivos de referência que fazem as consolas desaparecer do stock de qualquer loja. (Não que isto tenha impedido aquele que é o lançamento mais bem sucedido de sempre da Sony). É inegável que temos um catalogo de lançamento bastante interessante, onde claro está, podemos encontrar Sackboy: A Big Aventure! Um jogo que à primeira vista parece pouco importante, mas que na realidade poderá ser uma das chaves para o sucesso a longo prazo da consola de nova geração da gigante Japonesa.
(Análise – PS5) Sackboy: É mesmo uma grande aventura!
Portanto, o mundo dos jogos é hoje em dia muito mais que o pessoal nos seus 10, 20 ou 30 anos. Temos um público super-alargado de jogadores, e como tal, uma consola tem de ter jogos para tudo e todos. Por isso, ter um jogo que é na verdade para toda a família, pode fazer maravilhas para uma consola com a grande missão de dominar o mundo dos videojogos nos próximos 6~7 anos.
Mas Sackboy não é apenas isto, é também um excelente jogo de plataformas, que foge a uma das maiores armadilhas do género… Simplificar demasiado a jogabilidade!
Pois bem, ainda se lembra de LittBigPlanet? Sackboy tira um pouco das folhas do manual do velhinho jogo, ao mesmo tempo que leva o género para um nível completamente novo. Ao juntar boa jogabilidade a uma imersão simplesmente brutal graças ao trabalho dos atores que emprestam a sua voz ao projeto, e ao carinho que os developers puseram em cada nível.
A História
Esta componente do jogo é obviamente muito simples, com todo o planeta a ficar sob o perigo iminente de um vilão denominado de Vex, uma personagem que tem o único intuito de criar o pânico e o pandemónio. No entanto, como já deve ter adivinhado, todos os esforços do vilão terão de ser contrariados por Sackboy, o aventureiro que iremos controlar.
Em suma, como Sackboy, vamos ter uma gigantesca aventura à nossa frente, para salvar todo o mundo. Para isso, temos de guiar Sackboy por vários mundos, colecionando uma parga de Dream Orbs, para por sua vez desbloquear novas áreas. Curiosamente, no meio de todo o salvamento, podemos personalizar a nossa personagem de várias maneiras, com tudo aquilo que escolhemos a aparecer nas partes cinemáticas do título.
Jogabilidade
A história é simples, o foco do jogador também, os gráficos estão muito interessantes, mas como dissemos em cima, a jogabilidade está num nível diferente, e ainda bem que assim é.
Afinal de contas, se quiser conquistar os muitos desafios do jogo, vai ter de dominar as habilidades de Sackboy, o que poderá não ser fácil à primeira vista, visto que temos várias mecânicas à nossa escolha, cada uma delas sendo uma forma de interagir com todo o mundo à nossa volta. Assim, é possível dar ‘chapadas’, ‘rebolar’, ‘saltar’, ‘saltar e cair com estrondo’, etc…
Temos o potencial de interagir com tudo o que está à nossa volta, naquilo que é um mundo completamente vivo e pronto a receber-nos de braços abertos. Aliás, podemos dizer que cada nível é distinto do outro, com muito detalhe à mistura, devido à atenção e gosto que os developers puseram no seu trabalho.
A maneira como podemos jogar fica ainda mais potenciada com o suporte ao co-op! Onde poderá ajudar os seus amigos (ou sabotar muahaha), como bem entender. Afinal de contas, estamos a falar de níveis especiais onde tem mesmo de existir trabalho de equipa! Caso contrário, não existe chance de obter o tão desejado sucesso. Estamos a falar de coisinhas como ser preciso uma personagem para atirar outra para outra plataforma, carregar em botões ou puxar cordas ao mesmo tempo. A diversão vai ser mais do que muita!
Conclusão
Sackboy: A Big Adventure é como o nome indica… Uma grande aventura!
Sendo também o jogo mais ‘diferente’ da atual biblioteca de títulos disponíveis para a PlayStation 5. Em suma, é um jogo de lançamento de luxo, com muitas horas de diversão para oferecer a si, aos seus amigos e à sua família.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!