Ainda se lembra quando foram impostas comissões às transferências de dinheiro no MB Way? Caiu o Carmo e a Trindade… Com razão! No entanto, a partir desta sexta-feira (1/1/2021), as transferências passam novamente a ser gratuitas.
Transferências no MB Way são agora grátis (finalmente) mas com alguns limites!
Portanto, a lei que altera as comissões bancárias entra agora em vigor, com as isenções a serem aplicadas até 30€, num máximo de 150€, ou até 25 transferências por mês. Todos os bancos têm de adotar estas regras, no entanto, alguns bancos como o Novo Banco e Santander, vão além da nova legislação.
Afinal de contas, no caso do Santander, todas as transferências MB Way são gratuitas “sem limite de montante e de número de operações realizadas”. O mesmo acontece com o Novo Banco, que apesar de estar previsto no preçário, o banco decidiu não cobrar quaisquer comissões na app.
Assim, após muita discussão, a iniciativa deveu-se a alterações feitas por uma série de instituições financeiras ao longo de 2019 que começaram a cobrar por este serviço, numa altura em que as margens do setor estavam sob forte pressão. Era o caso da Caixa Geral de Depósitos, do BPI, do BCP, do Santander e do Crédito Agrícola.
Por isso, todos os bancos têm a partir desta sexta-feira, dia 1 de janeiro, de aplicar a lei e isentar as comissões para os três milhões de utilizadores da aplicação da SIBS, gestora da rede Multibanco. Assim, os bancos passam a ser obrigados a isentar comissões nas transferências MB Way em 150 euros ou 25 transferências de até 30 euros cada. Entretanto, nas transferências acima deste patamar passa a ser aplicada uma taxa igual ao do regulamento de transferências da Comissão Europeia. (Na percentagem de 0,2% para cartões de débito e 0,3% para os cartões de crédito.)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.