Relógios Inteligentes! – O mundo dos smartwatches está a crescer ferozmente em 2020, um fenómeno que apenas irá ganhar mais tração em 2021 quando finalmente a pandemia ficar sob controlo e todos nós possamos voltar às nossas vidas normais.
Dito isto, sabe qual é a melhor opção do mercado? Pois bem, metemos as 4 grandes alternativas em cima da mesa para perceber afinal quem fez o melhor no quê, e quanto é que custa meter as mãos em cima de todas as vantagens de cada relógio.
(Especial Smartwatches) Galaxy Watch vs Huawei Watch vs Apple Watch vs Wear OS
Portanto, se o mercado fosse mais unido do que aquilo que é, seria de esperar que tivéssemos aqui um duelo Android vs iOS, tal e qual como no mundo dos smartphones. Mas não! A Huawei e Samsung até começaram a sua aventura no mundo dos wearables com o Android Wear, o SO da Google para smartwatches, mas rapidamente perceberam que era uma perda de tempo e optaram por soluções ‘In-House’.
Assim, temos basicamente 4 grandes plataformas no mercado, o da Apple com o Watch OS e o seu Apple Watch, o da Samsung com o Tizen OS e a sua gama de relógios Galaxy Watch, a Huawei com o seu LiteOS e gama de relógios Watch GT e finalmente a Google, que apenas disponibiliza o Wear OS, e as fabricantes como a Fossil e TicWatch lançam os seus relógios.
São 4 mundos bem diferentes, cada um com as suas potencialidades, e claro, pontos fracos. Mas vamos por partes!
Nota do Redator: Aqui não vou falar de especificações, mas sim aquilo que realmente penso e sinto após a utilização de cada um destes relógios. Ou seja, a experiência do meu dia-a-dia com eles na rua, a treinar, a conduzir, etc…
Apple Watch
Eu ando a escrever sobre o mundo da tecnologia desde 2016, mas até aqui, nunca tinha tido a oportunidade de experimentar um Apple Watch. Por isso, decidi fazer o clássico ‘bite the bullet’ e fui comprar um packzito Apple (iPhone 11 Pro + Apple Watch Series 5).
Pois bem, se por acaso já ouviu dizer que o melhor smartwatch do mercado é o Apple Watch… Não é por acaso! Tudo parece ter sido bem pensado, as animações são fluidas, a forma como interagimos com tudo é super natural. E na verdade, o relógio oferece tudo aquilo que realmente precisamos num relógio inteligente. Ou seja, não é um substituto ao iPhone, mas é uma excelente forma de minimizar as vezes que tiramos o telemóvel do bolso.
Se tiver um iPhone, e tiver possibilidade para isso, tem de ter um Apple Watch. É quase uma lei.
Galaxy Watch (Tizen OS)
Se por acaso tem um smartphone Android no bolso, é provável que muito boa gente (eu incluído) já lhe tenha aconselhado um smartwatch Galaxy Watch, tudo porque muito resumidamente, são os mais completos no lado Android. Esta é a melhor opção se dá peso à parte ‘smart’ do relógio, e não quer comprar um iPhone.
Dito isto, os Galaxy Watches estão cada vez melhores, como é o exemplo do recente Galaxy Watch 3. No entanto, apesar de todas as suas potencialidades, é inegável que a Apple continua a ter o relógio mais poderoso e desejado do mercado, ao oferecer tudo o que o Galaxy Watch oferece, de forma mais fluida, mais completa, e claro, mais bonita.
Huawei Watch GT (Lite OS)
Caso não saiba, a Huawei era uma das fabricantes bandeira do Google Android Wear. Mas como percebeu que a coisa não ia a lado nenhum, decidiu tentar algo completamente diferente do que podíamos encontrar no mercado, ao lançar uma gama de relógios bonitos, mais simples, e por isso, com uma autonomia muito acima da média.
Afinal de contas, enquanto um Apple Watch tem 1 dia de autonomia, e o Galaxy Watch oferece 2 ou 3 dias… O Huawei Watch GT 2 oferece quase 2 semanas de uso non-stop, o que inclui monitorização do sono durante a noite.
No entanto, isto vem com um preço pesado… A alternativa da Huawei não é tão ‘smart’ como as outras. Mas claro, isto só é importante se realmente dá muito peso à parte smart da coisa. Ou seja, se apenas quer um relógio bonito, com uma bateria brutal, para ver as notificações, e não dá grande valor à instalação de aplicações, a Huawei tem a solução para si.
Wear OS
Aqui deveríamos ter o Apple Watch do mundo Android, uma espécie de Pixel Watch! Mas não temos… A Google não está a trabalhar bem no mundo dos wearables, e o Wear OS é a prova viva disso mesmo.
Pessoalmente sou fã do SO, e já tentei várias vezes andar com um relógio Wear OS no meu dia-a-dia. Mas problemas com a performance de várias funcionalidades chave, e uma autonomia mais instável que os números de COVID da minha terra, acabam quase sempre por remeter estes relógios para o fundo da minha escravaninha.
É basicamente por isto que as opções no mundo Android recaem sempre ou quase sempre naquilo que a Huawei e Samsung têm para oferecer.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.