Como sempre desenvolvi sites, lembro-me bem do Macromedia Flash e de tudo o que podíamos fazer com ele. Marcou uma época e graças a ele nasceram muitas animações e sites bastante criativos para a altura. No entanto, tudo o que é bom acaba. Seja como for, a Microsoft já confirmou que vai remover o suporte para o Flash Player no próximo update para o Windows 10. A propósito disto, a Adobe também emitiu um aviso que alerta os utilizadores para o removerem de vez.
Agora é que acabou mesmo o Flash Player no Windows 10!
Em Setembro de 2020, a Microsoft confirmou que estava a trabalhar num update que iria remover o Flash Player do Painel de Controlo e de outras áreas. De facto, até publicou um update opcional chamado atualização para a remoção do Adobe Flash Player. Agora a remoção é mandatória a partir de 12 de Janeiro de 2021.
A Adobe revela que o principal motivo prende-se com questões de segurança e é por esse motivo que os conteúdos Flash vão deixar de funcionar a partir da data que referi acima. Mesmo se não tiver removido o Flash Player.
Para além disso será também apagado do seu sistema devido ao Windows Update.
Claro que isto não vai afetar, por enquanto, os browsers onde o Flash vai continuar a estar integrado até ser removido pelos fabricantes. A propósito disto a Mozilla já confirmou que o Flash Player não vai estar incluído quando a versão 85 do Firefox for lançada. Algo que ocorre em Janeiro.
Entretanto a Microsoft e a Google também estão a planear desativar o Flash Player nos browsers Web baseados em Chromium. Ainda não se sabe é quando. Seja como for e apesar de acharmos que já ninguém usa o Flash Player, ainda há algumas pessoas que o utilizam no browser para jogar alguns títulos mais antigos e que ainda estão disponíveis na Internet.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!