Já reportámos que não é esperado um aumento no mundo dos SSDs ou módulos de memória RAM, devido ao facto da produção de chips DRAM e NAND Flash estar saudável, e de na verdade, até existir stock a mais pronto a ser enviado às fabricantes.
No entanto, quando começamos a falar dos controladores de memória, a história já é um pouco diferente.
Os chips de memória não vão ficar mais caros! Mas os controladores…
Portanto, o mundo da produção de semicondutores está um pouco ‘à rasca’, no limite da sua produção, e ao que tudo indica, as fabricantes mais pequenas também não têm grande margem de manobra neste fim de 2020 e início de 2021.
Por isso, as fornecedoras de controladores de memórias NAND Flash como a Phison e Silicon Motion, estão agora a ser incapazes de dar resposta à procura do mercado. Aliás, estas empresas nem sequer estão a aceitar novas encomendas, ao mesmo tempo que estão a considerar um aumento significativo nos seus preços. Estamos a falar de um aumento na faixa dos 15~20%.
No entanto, parece que a procura está mais no lado das soluções eMMC com baixas densidades (64GB ou menos). Um segmento de mercado em que as fornecedoras simplesmente deixaram de investir na tecnologia NAND Flash. O porquê deste aumento de procura? Um aumento significativo na procura de TVs e aparelhos Chromebook.
Por isso, por enquanto, ainda não é esperado que estes aumentos cheguem ao mundo dos SSDs de grande capacidade (128GB ou mais). No entanto, com um maior foco na produção de componentes para drivers de baixa densidade… É possível que o resto do mercado também tenha de se adaptar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!