Se por acaso é um utilizador assíduo do Facebook, Messenger ou Instagram… É muito provável que já tenha visto um novo aviso na parte de cima da parte das conversações! A mencionar que “Algumas funcionalidades não estão disponíveis“.
Pois bem, isto significa o desaparecimento de muita personalização que tem feito ao longo do tempo… Afinal de contas, até a biblioteca de fotos desapareceu das definições do Facebook Messenger! Algo que está a criar uma confusão tremenda na vida dos utilizadores.
Mas o que é isto? Que funcionalidades desapareceram? E por que razão não estão disponíveis?
Portanto, segundo o Facebook, algumas funcionalidades estão agora desativadas. Algo que parece estar relacionado com uma nova diretiva da União Europeia. Regras que sobretudo afetam este tipo de apps e serviços.
A União Europeia definiu algumas regras de segurança e privacidade. Que estão agora a ter impacto nos serviços da gigante das redes sociais Facebook!
Ou seja, infelizmente, o Facebook optou por não explicar que funcionalidades estão em falta. Contudo, a empresa revelou nas suas páginas de suporte que as pesquisas no Messenger e no Instagram estão indisponíveis na Europa.
Além disso, é revelado também a falta de stickers/autocolantes no Instagram e outras funcionalidades no Messenger como as alcunhas e biblioteca de fotos enviadas na conversa.
Assim, segundo a informação disponível, estas funcionalidades podem incluir a falta de envio de determinados ficheiros no Messenger. Apelidos ausentes, ou a capacidade de partilhar efeitos de realidade aumentada nas mensagens diretas no Instagram.
Tudo para proteger a privacidade dos Utilizadores Europeus!
Assim, tudo se deve às implementações que resultam da diretiva de privacidade 2002 e da Diretiva das Comunicações Eletrónicas (Diretiva Privacidade e Comunicações Eletrónicas). Um novo pacote que impõe normas mais rígidas sobre o uso de dados em serviços de comunicação.
Dito isto, apesar de serem apenas pequenas funcionalidades… Não se sabe se o cumprimento destas regras envolverá ainda mais limitações nos serviços. Além disso, também não fazemos ideia se o Facebook irá atualizar as funcionalidades… De forma a voltar a disponibilizar tudo em território Europeu.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!