Gosta dos produtos da TSMC e quer que a AMD e NVIDIA saltem o quanto antes para os 5nm? Pois… A coisa não está fácil! É que a Apple conseguiu reservar para si cerca de 80% de toda a capacidade de produção destas linhas para 2021.
- (Giveaway de Natal e Ano Novo) Samsung Galaxy Note 20 Ultra
- (Giveaway Natal e Ano Novo) Tablet Lenovo Tab E7
Apple conseguiu 80% do processo de produção de 5nm da TSMC!
Portanto, caso não saiba, a TSMC tem sido uma das parceiras chave da Apple nos últimos anos. Todos os SoCs que deram vida aos iPhones, iPads e Apple Watches, vieram destas linhas! Mas claro está, como a Apple vai apostar forte e feio no ARM para a sua linha de computadores Mac, foi necessário garantir o máximo de produção possível.
Assim, num novo relatório, parece que a TSMC fez tudo por tudo para manter a Apple como cliente, e ao mesmo tempo, a Apple parece ver na TSMC uma parceira estratégica de valor inestimável. O que acontece nestas situações? As empresas criam uma relação mais forte! Por isso, 80% de tudo o que sair das linhas de produção da TSMC em 2021 pertence à Apple. Algo que poderá meter a Qualcomm em maus lençóis. (A Huawei também produzia nestas linhas, mas entretanto foi banida)
Ou seja, a Apple está a preparar o caminho para os novos iPhones, mas também toda a sua gama de produtos baseada na arquitetura ARM. E para isso, é preciso ter um parceiro fabricante de semicondutores poderosíssimo, que neste momento é sem qualquer dúvida a TSMC.
Curiosamente, além dos 5nm, a TSMC também tem os 5nm+ e 5nm ‘enhanced’. Não fazemos ideia se este acordo fala apenas dos 5nm, ou se também temos as versões seguintes prometidas à Apple.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!