Se por acaso é um utilizador assíduo do Facebook, Messenger ou Instagram, é muito provável que já tenha visto um novo aviso na parte de cima da parte das conversações, a mencionar que “Algumas funcionalidades não estão disponíveis”.
Mas o que é isto? Que funcionalidades são estas? E por que razão não estão disponíveis?
Portanto, segundo o que é referido, algumas funcionalidades destas apps estão agora desativadas. Algo que parece estar relacionado com uma nova diretiva que trouxe novas regras para cima da mesa na União Europeia. Regras que afetam este tipo de apps e serviços.
A União Europeia definiu algumas regras de segurança e privacidade que estão agora a ter impacto nos serviços do gigante das redes sociais Facebook!
Ou seja, infelizmente, o Facebook optou por não explicar que tipo de funcionalidades estão em falta. Contudo, a empresa revelou nas suas páginas de suporte que as pesquisas no Messenger e no Instagram estão indisponíveis na Europa.
Além disso, é revelado também a falta de stickers/autocolantes no Instagram e outras funcionalidades no Messenger.
Segundo a informação disponível, outras funcionalidades podem incluir a falta de envio de determinados ficheiros no Messenger. Apelidos ausentes, ou a capacidade de partilhar efeitos de realidade aumentada nas mensagens diretas no Instagram.
Tudo para proteger a privacidade dos Utilizadores Europeus!
Assim, tudo se deve às implementações nacionais que resultam da diretiva de privacidade 2002 e da Diretiva das Comunicações Eletrónicas (Diretiva Privacidade e Comunicações Eletrónicas). Um novo pacote que impõe regras mais rígidas sobre o uso de dados em serviços de comunicação que operam em países que fazem parte da União Europeia.
Dito isto, apesar de serem apenas pequenas funcionalidades, não se sabe se o cumprimento destas regras envolverá ainda mais limitações nos serviços. Além disso, também não fazemos ideia se o Facebook irá atualizar as funcionalidades… De forma a voltar a disponibilizar tudo em território Europeu.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!