Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar, aliás, já está a bater à porta do mercado. Mas sabe qual é a grande vantagem desta nova tecnologia? O que tem a ganhar no salto da RAM DDR4 para a nova geração de memória RAM DDR5?
É muito simples, os primeiros módulos desta memória vão mesmo ser significativamente mais rápidos em relação à ‘velhinha’ memória DDR4. Algo que nem sempre acontece na passagem de uma geração para a outra.
A primeira RAM DDR5 vai ser mais rápida que os módulos DDR4 mais caros
Portanto, 2020 vai chegar ao fim sem a RAM DDR5 chegar ao mercado, algo que já deveria ter acontecido mas devido a vários imprevistos acabou por ser adiado. No entanto, o próximo ano de 2021 já deverá trazer essa prenda, com a chegada das arquiteturas Intel Alderr Lake e AMD Zen 4. Aliás, no caso da AMD, a chegada da nova memória também deverá significar o fim da plataforma AM4. (O que claro está, irá trazer o fim da retro-compatibilidade no mundo AMD)
Entretanto, como disse no link que deixei em cima, a TEAMGROUP já está a apostar tudo e mais alguma coisa na tecnologia, de forma a ser uma das fabricantes de referência do espaço quando esta memória chegar finalmente ao mercado. Mas o que é realmente interessante no meio de tudo isto, é o ganho de performance que os utilizadores irão ter.
Afinal de contas, caso não saiba, sem sequer contar com OC, a memória RAM DDR5 irá trazer velocidades muito mais altas em relação ao que a memória DDR4 foi capaz de oferecer até aqui, mesmo nos modelos mais caros com mais OC. Para ter noção, o primeiro módulo DDR5 irá contar com 16GB a 4800MHz (1.1V), e esta nem poderá ser a velocidade de lançamento, visto que a TeamGroup já avisou que consegue chegar facilmente aos 5200MHz.
Entretanto, segundo a própria TeamGroup, os primeiros módulos para os consumidores deverão chegar ao mercado no terceiro trimestre de 2021. Está pronto? Talvez seja boa ideia esperar pela próxima geração de hardware Intel e AMD, para saltar diretamente para a nova geração de memória.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!