Pois bem, a equipa de pesquisa e desenvolvimento responsável pelo Microsoft Defender, identificou um novo malware capaz de infetar os browsers mais populares do mercado para gerar algum dinheiro extra aos atacantes.
Por isso, talvez seja boa ideia estar atento, e corrigir a coisa o quanto antes, caso esteja infetado.
- Novo leak confirma casamento do Windows 10 com o Android!
- Mensagens da Google: versão web ganha uma novidade!
- (Mini Review) Xiaomi Mibro Air: Um smartwatch de qualidade barato!
Usa o Microsoft Edge ou Google Chrome para navegar? Cuidado!
Portanto, por enquanto, o malware está a ser utilizado apenas para meter mais alguns anúncios nas máquinas dos utilizadores, para gerar mais algum dinheiro extra aos atacantes. Ainda assim, apesar de tudo parecer inofensivo, este malware poderá ser aproveitado para aceder a todo e qualquer dado numa máquina baseada no sistema operativo Windows.
Aliás, a coisa é tão séria, que a Microsoft até já lançou um aviso à escala global, a avisar sobre a crescente popularidade deste ‘vírus’. Ao fim ao cabo, está a ser capaz de infetar dezenas de milhares de aparelhos todos os dias. Dito isto, o nome do malware é “Adrozek”! Tendo aparecido pela primeira vez durante o mês de Maio, sendo agora capaz de afetar milhares de máquinas em solo Europeu e Asiático.
Os browsers mais afetados são os populares Google Chrome e Microsoft Edge. Contudo, o Mozilla Firefox e Yandex também podem ser infetados. Como é que tudo acontece? Depois da infecção, o malware começa a plantar links em motores de pesquisa como o Google, tudo graças à modificação de alguns .dll do browser em questão, e instalação de uma extensão extra. Tudo isto sem o utilizador saber ou perceber.
Curiosamente, uma forma de resolver toda a situação, é desinstalar e voltar a instalar o browser.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!