Quando a Google anunciou ao mundo que o Google Fotos iria passar a ser pago a partir de 1 de Junho de 2020, ou seja, mais concretamente que a funcionalidade de back-up de fotos, gratuita até aqui, iria começar a ser paga… Verdade seja dita, caiu o carmo e a trindade!
Foram milhares de publicações com críticas nas mais variadas redes sociais e meios de comunicação, com muito boa gente logo à procura de uma alternativa para o excelente serviço da Google. Alternativas que na verdade, não existem! Afinal, a Google era (e ainda é) a única a oferecer este tipo de serviço, por isso, na verdade, sempre foi uma questão de tempo até a coisa simplesmente deixar de ser uma simples oferta.
No entanto, as coisas não são assim tão dramáticas. Aliás muitas pessoas já pagavam alojamento. No meu caso, por exemplo, já pagava o serviço há algum tempo. E tendo em conta a qualidade daquilo que a Google está a meter em cima da mesa. Será que é assim tão grave pagar uma subscrição?
Google Fotos: agora é a pagar mas não vale a pena mudar!
Portanto, a partir do verão de 2021, o Google Fotos vai deixar de ser a solução para o backup gratuito de imagens e vídeos nos nossos smartphones.
Afinal de contas, o serviço que chegou ao mercado primeiramente em 2015 terá agora um limite de fotos e vídeos guardados na cloud de 15 GB e isso inclui também todos os documentos do Google Workspace. Após esse limite, o utilizador será obrigado a pagar pelo armazenamento extra aderindo ao Google One.
Contudo, o serviço é tão bom, que vale realmente a pena pensar meter as mãos numa subscrição.
Quanto custa o Google One? Vale a pena?
O preço do Google One mantém-se nos 1,99 euros por mês (ou 19,99 euros por ano) que dá acesso a 100 GB de armazenamento. Entretanto, se acha que 100GB é pouco, 200 GB o custam 2,99 euros por mês e 2TB custam 9,99 euros por mês ou 99 euros por ano.
Curiosamente, com a modalidade de 1,99 euros, a Google diz que espera que mais de 80% dos utilizadores do Fotos não tenham que se preocupar em passar para um novo limite durante três anos.
No entanto, temos de meter a cabeça a pensar! Tendo em conta a qualidade do serviço, que não serve apenas e só para o back-up, é também uma ferramenta de trabalho para muito boa gente. (Afinal, estes 100Gb também afetam os restantes serviços Google)
1,99€ é assim tanto por mês? Num mundo em que já pagamos Netflix, Disney+, PS Plus, Xbox Live, etc… É assim tão horrível pagar por uma coisa que utilizamos todos os dias, e que na verdade, não tem rival?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!