Muito se tem dito acerca da funcionalidade SAM da AMD (Smart Access Memory), uma novidade que é basicamente um nome de marketing para a funcionalidade PCIe Resizable BAR. O que por sua vez permite ao CPU ter acesso à totalidade da memória da placa gráfica.
Pois bem, a ASRock acabou de lançar a CAM (Clever Access Memory), que é basicamente a mesma exata funcionalidade que mencionámos em cima, com o nome Clever em vez de Smart. O que claro está, curiosamente, também significa mais ou menos a mesma coisa.
Mas qual é a diferença de performance nos sistemas Intel?
- (Especial/Opinião) iOS vs Android: Como está a rivalidade em 2020?
- Concorrência para a Apple? AMD já está a trabalhar num rival ARM!
ASRock acabou de lançar a CAM para as motherboards Intel (Igual à SAM da AMD)
Portanto, a ASRock lançou uma atualização para a BIOS das suas motherboards Z490 Taichi que basicamente traz uma grande novidade, a Clever Access Memory (CAM)! Algo que entretanto já foi testado em conjunto com uma placa gráfica Radeon RX 6800 XT.
Pois bem, com um processador Intel Core i7-10700K, Shadow of the Tomb Raider ganhou 3.32% de performance na resolução 4K. No entanto, o recente Assassin’s Creed Valhalla teve um ‘boost’ massivo de 11.54%! O que na nossa opinião é basicamente igual ao vestir um par de calças e encontrar 20€ perdidos no bolso.
Ainda assim, apesar de tudo isto ser excelente para os utilizadores, visto que é um aumento de performance em todos os jogos, seja ele grande ou pequeno… Acaba por ser estranho esta funcionalidade apenas aparecer em 2020, quando já está nas especificações do standard PCIe desde 2013. Ainda mais estranho é ver toda a gente começar a mexer-se depois da AMD ter apresentado a funcionalidade com o lançamento das novas RX 6000 e novos Ryzen 5000.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!