O título pode parecer ridículo, visto que nas nossas casas, a falta de luz durante 1 ou 2 horas poderá apenas resultar em alguma indignação e no máximo alguma comida estragada. No entanto, no mundo da produção de semicondutores, a coisa é bem mais complexa…
1 hora sem luz poderá significar aumento do preço da memória em 2021
Portanto, ao que tudo indica, a Micron teve de lidar com uma quebra no fornecimento de energia de mais ou menos 1 hora. O que pelos vistos pode potencialmente afetar 10% de todos os componentes essenciais para a produção de memória DRAM para os próximos meses.
Assim, com a exigência do mercado a subir em relação à quantidade de memória RAM, tanto em PCs, como consolas, e claro, nos smartphones, esta ‘brincadeira’ de 60 minutos poderá sair caro aos bolsos dos consumidores. Afinal de contas, os especialistas da indústria já estão a prever um aumento significativo do preço em 2021, nomeadamente na altura em que este stock agora estragado deveria chegar às prateleiras.
Mas porquê todo este drama?
Na verdade é muito simples, a produção de semicondutores é um negócio caro e complexo. Aliás, todos os passos de produção são extremamente complicados, sendo necessário um equilíbrio massivo entre o uso de materiais caros e raros, higienização, e teste. A produção de ‘wafers’ é um processo que demora meses desde o seu estado inicial até à chegada às fabricantes do produto final. Assim, faltas de luz ou contaminação do material poderão mesmo resultar em perdas gigantescas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
(Especial) Algumas fabricantes de SSDs estão a enganá-lo!
Quando decide comprar um novo SSD para o seu PC principal, é muito provável que já vá com uma ideia bem definida da performance que poderá esperar da drive no seu dia-a-dia.
No entanto, se calhar vai com uma ideia bastante errada! Sabe porquê? Algumas fabricantes estão a mudar os chips de memória bem como os controladores do SSD depois da primeira remessa de produtos ter sido lançada e analisada pela imprensa… Para aumentar as margens de lucro, claro está.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!