Já temos o relatório de hardware de Novembro da maior plataforma de jogos do mundo dos PCs, a Steam. E claro, como seria de esperar, a tendência de crescimento da AMD parece ser mesmo para continuar, com os processadores Ryzen a continuarem a sua saga de roubo de quota de mercado à Intel. Contudo, de forma bem curiosa, mesmo tendo em conta a atual corrida às placas gráficas, a velhinha GTX 1060 da NVIDIA continua a ser a placa mais popular da atualidade.
AMD continua a roubar quota de mercado à Intel na Steam!
Portanto, a GTX 1060 continua o seu reinado como a placa gráfica mais popular do planeta, isto enquanto a RTX 2060 parece ser a placa mais popular da geração ‘Turing’. Contudo, isto não é o mais interessante, visto que o pessoal quer saber as percentagens apenas e só para saber como é que está a AMD no campo dos processadores.
Pois bem, a AMD já tinha 25% de quota de mercado em Setembro, e ao que tudo indica, a coisa já está quase nos 27%! (26,91%)
Para ter noção da subida, em Junho de 2019, a Intel tinha mais de 82% da quota de mercado na plataforma da Valve. Aliás, quando o stock dos novos Ryzen 5000 estabilizar, é bem provável que a Intel dê um trambolhão nestas percentagens… Mas isso logo se vê.
Dito tudo isto, no campo das placas gráficas, a AMD também conseguiu subir de 14.8% (Junho de 2019) para 16.5% agora. Uma tendência de subida que deverá mudar de tom nos próximos meses, visto que pela primeira vez em quase 10 anos, temos placas Radeon realmente capazes de rivalizar com a oferta da NVIDIA. Até lá, a placa mais popular da AMD continua a ser a RX 580 com 2.14% de quota de mercado.
Para finalizar, a quantidade preferida de memória RAM líder continua a ser 16GB de RAM. Curiosamente, apesar dos monitores QHD estarem agora mais baratos, os utilizadores preferem continuar com ecrãs FullHD, afinal, a percentagem de utilizadores com esta resolução aumentou 0.57%.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!