Apple foi (novamente) acusada de manipular os seus iPhones

Esta conversa já não é novidade para ninguém! Contudo, é um assunto que ganha agora nova importância depois de a Euroconsumers afirmar que a Apple manipulou intencionalmente a lentidão dos iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus.

Assim, embora a marca tenha alegado tratar-se de uma atualização para prolongar a vida útil das baterias… O grupo denuncia a utilização de obsolescência programada para incentivar os consumidores a comprarem novos telemóveis! Nomeadamente, modelos mais recentes da marca. Aliás, nos Estados Unidos a Apple acabou por confirmar o sucedido e até chegou a compensar os clientes lesados.



Apple foi (novamente) acusada de manipular os seus iPhones

iphone 12

Portanto, dois países que fazem parte da Euroconsumers – Bélgica e Espanha, vão avançar com, uma ação judicial contra a Apple, aos quais se juntarão em 2021, Itália e Portugal. Acusando assim a marca de ter atualizado, silenciosamente, o software dos modelos do iPhone 6 sabendo, à partida, as alterações consequentes. Entre as anomalias causadas destacam-se a lentidão, perda de desempenho e shut down inesperado dos telemóveis.

O grupo afirma que a Apple procedeu à utilização de obsolescência programada nestes modelos! Ou seja, à decisão propositada de desenvolver, fabricar, distribuir e vender este produto para consumo de forma que se tornasse obsoleto ou não funcional. Especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração de iPhones num curto espaço de tempo.

Caso não saiba, o movimento criado pelos consumidores americanos contra a Apple foi resolvido fora dos tribunais. Tendo a marca concordado em pagar 113 milhões de dólares aos clientes insatisfeitos com os modelos já referidos, resolvendo assim as acusações provenientes de 33 Estados.

Na Europa, a Euroconsumers tentou inúmeras vezes chegar a acordo com a Apple. Procurando, por um lado, uma compensação semelhante para os proprietários destes modelos de iPhones. E por outro, a criação de telemóveis mais sustentáveis. A falta de uma solução satisfatória leva agora o caso para os tribunais! Com uma acusação contra a marca por práticas comerciais desleais, enganosas e agressivas na UE.


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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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