O IPTV está cada vez mais popular, especialmente para quem já não tem tempo para simplesmente estar sentado à frente da TV. Afinal de contas, a TV por IP é simplesmente brutal para conseguir estar a par de todo o conteúdo televisivo a partir do PC, tablet ou smartphone.
Afinal de contas, caso não saiba, IPTV significa ‘Internet Protocol Television‘ (“Protocolo de Televisão pela Internet”, em português). Uma tecnologia que permite a qualquer um de nós ver TV utilizando a nossa Internet de casa, dispensando o uso de antenas ou recetores de sinal como antigamente.
O IPTV é ilegal?
Não! Esta é uma das maiores dúvidas dos consumidores! O IPTV por si só não é ilegal, mas a forma como usa a tecnologia poderá ser ilegal. Em suma, é possível ter acesso tanto o conteúdo gratuito, como também canais pagos (FOX, SportTV, HBO, etc…) desde que exista um contrato e pagamento do serviço.
Mas também pode arranjar ‘listas’ ilegais, que dão acesso a estes canais de forma gratuita ou a um preço relativamente mais baixo. (Isto pode ter consequências)
Como posso aceder a conteúdo IPTV?
Para ter acesso a este tipo de conteúdo audiovisual, precisa de um programa que faça a descodificação de uma lista, e que assim permita a reprodução de canais no seu aparelho computacional.
Entretanto, por ser transmitido através da ligação à Internet, é preciso ter uma boa velocidade e estabilidade. Caso contrário, a reprodução será prejudicada, causando lentidão e ‘paragens’ durante a reprodução do filme, série ou ademais programa.
Para explicar um pouco a coisa, a lista referida em cima traz o endereço IP remoto de cada canal. Sendo possível instalá-la numa Smart TV, smartphone ou computador, por exemplo.
Atualmente há diversos softwares que realizam essa função.
1. Kodi
Muito resumidamente, o Kodi é a versão mais completa deste mundo de reprodução de canais via IPTV. Afinal, além de permitir que o utilizador insira sua lista, o software também realiza atualizações automáticas.
Além disto, uma das principais vantagens é a possibilidade de também reproduzir conteúdo existente no aparelho.
Download aqui.
2. VLC Media Player
Desenvolvido pela VideoLAN, o VLC Media Player é um reprodutor de conteúdo multimédia capaz de executar vários formatos de codecs de vídeo e ler listas de IPTV. No entanto, a interface do programa é um pouco complexa e pode confundir alguns utilizadores.
Da mesma forma que o anterior, este é totalmente gratuito e tem vasta compatibilidade com os mais variados sistemas operacionais, tanto para PC quanto mobile.
Download aqui.
3. MyIPTV Player
Infelizmente, este programa apenas existe para o SO Windows 10, o que curiosamente também inclui as consolas Xbox One. Dito isto, o MyIPTV traz várias funcionalidades, como a atualização automática da lista de canais. Contudo, ao contrário de outros programas, este não permite a reprodução de conteúdo existente no armazenamento interno do aparelho.
Download aqui (Windows).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!