Está com problemas com o WI-Fi em casa? Perceba as razões!

Ter uma boa ligação à Internet em casa é muito importante, mas infelizmente, nem sempre é possível. Afinal, por vezes, um sinal deficiente pode acabar por causar problemas com atividades diárias essenciais como o teletrabalho ou entretenimento doméstico.

Dito tudo isto, não existe um único argumento responsável por todos os potenciais problemas na sua rede doméstica, mas é inegável que temos várias situações ‘normais’ que podem agravar a questão.



Está com problemas com o WI-Fi em casa? Perceba as razões!

wifi

Portanto, a boa notícia é que, na sua grande maioria, podemos facilmente corrigir essas falhas com apenas algumas alterações básicas, ou no limite, ao meter as mãos em equipamento mais adequado para a nossa situação. A TP-Link aproveitou este Black Friday para explicar alguns dos problemas mais comuns e como resolvê-los, ora leia:

1. Router mal localizado.

O problema mais comum e o mais simples de resolver. As ondas emitidas pelo router são em forma de disco, pelo que se expandem perpendicularmente. Razão pela qual é essencial que as antenas sejam posicionadas na vertical para alcançar mais pontos. Além disso, é recomendado que o router seja colocado num local aberto. E claro, a uma altura semelhante à dos dispositivos que requerem a ligação. O pior que pode fazer é colocar o router no chão ou escondido atrás (ou dentro) de um armário.

2. Paredes espessas ou de pedra.

Outra razão pela qual o sinal Wi-Fi pode ser deficiente são as paredes, portas ou divisões que tem em casa. Mas mais do que isso são os materiais circundantes que geram interferências e limitam o alcance do sinal. Neste sentido, metal, gesso, mármore e tijolo são os principais inimigos, uma vez que fazem o sinal “ricochetear” impedindo-o de chegar ao seu destino com a mais alta qualidade. Neste caso, é necessário optar por tecnologia específica como Powerline (PLC) ou Mesh, que permitem ultrapassar as barreiras arquitetónicas que interferem com o sinal.

3. Presença de aparelhos elétricos.

As barreiras sem fios de alguns aparelhos elétricos, tais como frigoríficos, máquinas de lavar roupa ou radiadores, devem-se ao facto de terem normalmente condutas através das quais circula água (um material que tende a distorcer o sinal). No caso das micro-ondas, o sinal também é enfraquecido. Isto acontece devido à frequência eletromagnética em que trabalham, que tem um espetro muito semelhante ao utilizado pelo Wi-Fi, o que os desencadeia a “roubar” energia.

4. Saturação da rede.

Com tantas pessoas ligadas em casa ao mesmo tempo, adicionando os vizinhos ligados a partir das suas casas (mesmo a outra rede). É possível que exista uma degradação das redes Wi-Fi. Tudo uma consequência da saturação do canal!

Como hoje em dia praticamente todas as casas têm uma rede Wi-Fi, é essencial escolher um canal que não esteja tão cheio a ponto de não reduzir o seu desempenho.

5. Router remoto.

Entretanto, em alguns casos, em que o router está instalado longe de algumas áreas ou salas, o sinal pode ser fraco. Nestes casos, é necessário ter um router com uma potência superior à instalada pelo operador. Ou um extensor de rede ou dispositivo Powerline que amplifique esse sinal.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também