Quando a Xbox Series X foi apresentada de forma oficial, a Microsoft disse logo que esta era mesmo a consola mais poderosa de sempre, dando logo o mote para o que aí vinha… Ou seja, que a Microsoft iria ter a consola mais poderosa da nova geração!
Aliás, a gigante Norte-Americana até afirmou que esperou pela tecnologia gráfica mais recente da AMD, para ter mais algumas vantagens em relação à PS5 da Sony. E na verdade, a Xbox Series X é realmente mais poderosa no papel!
Contudo, os testes iniciais mostram uma PS5 com uma performance superior em vários dos jogos de lançamento. O que levanta uma questão… Afinal, o que se passa?
A PS5 é afinal mais poderosa que a Xbox Series X? Então? O que se passa?
Portanto, a Microsoft anda há vários meses toda contente a dizer que tem a consola mais poderosa da geração. Contudo, depois de uma análise extensa da Digital Foundry, o resultado da batalha PS5 vs Xbox Series X é apenas e só surpreendente.
Afinal, apesar da Xbox Series X ser capaz de alcançar os 12 TFLOPs de potência computacional gráfica, enquanto a PS5 apenas chega aos 10.28. Parece que a consola da Sony está a ser mais bem aproveitada pelos devs.
O que é realmente estranho, visto que a Xbox oferece mais largura de banda na memória bem como mais unidades de computação. Ainda assim, de forma bem curiosa, o editor Richard Leadbetter da DF menciona que ficou com a sensação que existe algo a limitar a placa gráfica da Xbox Series X nos jogos de lançamento.
Como prova disto mesmo, temos um exemplo muito engraçado, na forma de Assassin’s Creed Valhalla. Afinal, caso não saiba, existe um acordo entre a Ubisoft e a Microsoft, que basicamente obriga o jogo a aparecer sempre ao lado da Xbox Series X em qualquer spot publicitário. Contudo, o jogo parece portar-se melhor no lado da Sony. Afinal, Assassin’s Creed apresenta vários artefactos e bugs visuais, bem como frequentes quedas abaixo dos 60FPS na Series X.
O mesmo acontece em Devil May Cry 5 SE, e Dirt 5, com detalhes visuais um pouco superiores no modo performance na PS5. Isto enquanto no modo ‘Quality’, onde o Ray Tracing já entra em cena, não existe uma melhoria significativa no lado da Xbox, mesmo quando temos em conta o maior número de unidades de computação no GPU AMD RDNA 2.
Além destes dois jogos, CoD: Cold War parece estar melhor na Xbox Series X no modo de qualidade de imagem. Mas rapidamente a PS5 volta a surpreender quando metemos o modo de 120FPS.
Em suma, a análise da Digital Foundry demonstra que apesar das especificações mais altas, a Xbox Series X não está a ultrapassar a PS5 em todos os cenários. O que é muito estranho e claro, muito curioso.
Entretanto, como é óbvio, os ‘devs’ precisam de algum tempo para se habituarem, mas o mesmo pode ser dito no caso da PlayStation 5.
Mas até neste caso parece que algo correu mal para a Microsoft, visto que o DevKit da Xbox Series X levou uma atualização massiva em Junho, enquanto a versão da Sony para a PS5 foi entregue na sua forma final muito mais cedo.
Ou seja, é possível que a Xbox Series X comece a evidenciar todo o seu poder nos próximos lançamentos. Mas por enquanto, se existe diferença entre as duas consolas, não é fácil de a identificar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!