(Análise) Sony OLED A8: Quando quer uma nova TV, e quer um produto de qualidade, existem certas marcas que simplesmente têm de ser consideradas, como a Samsung, LG e claro… A velha Sony! Pois bem, numa altura em que as consolas de nova geração começam a chegar às prateleiras, e temos muito boa gente a querer mudar de TV, talvez seja boa ideia olhar para aquilo que a empresa responsável pela PlayStation 5 tem para oferecer no mundo OLED, neste caso, com a sua A8. Afinal de contas, a Sony tem (e merece) uma excelente reputação no mundo das TVs.
Claro que nos últimos anos, a fabricante Japonesa tem caído um pouco e está agora na sombra das suas grandes rivais Coreanas… Contudo, isto não significa que a qualidade não seja equivalente ou até superior em alguns casos.
(Análise) Sony OLED A8: Está à procura de uma TV OLED?
Portanto, hoje vamos olhar para a Sony OLED A8, uma TV que curiosamente utiliza um painel OLED da LG e não da própria Sony. (Sabia que a LG era a rainha do OLED de grandes dimensões? Se não sabia, fica agora a saber!)
Dito isto, o facto de o painel ser da LG, não significa que esta TV da Sony seja apenas uma LG C9 ou CX com outro nome. A Sony tem muita tecnologia proprietária pronta a implementar nos seus modelos, especialmente no campo do processamento de imagem.
Ou seja, a Sony A8 combina um painel OLED da LG (2020) com toda a tecnologia de imagem e som da Sony também ela de 2020. Resultado? Uma TV espetacular!
Mas vamos por partes.
Design
Neste campo não há mesmo muito a dizer. As TVs hoje em dia são todas elas super finas, sendo um retângulo quase sem margens para fazer o clássico efeito de ‘ecrã infinito‘. Ainda assim, é notório que a Sony foi capaz de incluir um pouco da sua filosofia de design, como podemos ver nos apoios. Além disso, temos também a excelente qualidade de construção da gigante Japonesa, que nunca desilude.
Qualidade de Imagem
Esta TV da Sony impressiona forte e feio com as cores naturais e fieis. No entanto, também impressiona na forma em como é possível mexer em algumas configurações para tornar tudo mais intenso e vibrante. Em suma, a performance do painel da LG não desilude, e na verdade, parece ficar ainda melhor com o ‘toque’ da Sony. Algo notório com a performance HDR10 da A8.
Não é novidade para ninguém que a Sony sempre deu um grande ênfase na autenticidade cinematográfica. Assim, quando vê um filme Blu-Ray 4K nesta menina, vai sem dúvida alguma receber a experiência que o estúdio pensou. Algo que muito se deve às cores vibrantes mas também aos pretos realmente pretos, o que acaba sempre por dar uma nova vida a qualquer imagem que passe no ecrã.
Curiosamente, apesar do painel LG, a Sony parece conseguir ficar à frente da sua rival Coreana no processamento do movimento na imagem. Contudo, no Netflix, parece que a Sony acaba por ficar atrás no mundo do Dolby Vision, ao criar uma imagem menos ‘rica’, mas ao mesmo tempo mais definida e fiel à realidade. (Opinião pessoal, evite o modo de Imagem Netflix)
Entretanto, no mundo do SDR, a Sony continua a apresentar uma performance fenomenal. Com uma imagem vibrante, dinâmica e acima de tudo viva! Tudo isto ao mesmo tempo que tudo parece retirado da realidade à nossa volta.
Em suma, a Sony A8 é uma TV com uma qualidade brutal, que faz tudo ou quase tudo bem.
Som
Hoje em dia, se por acaso compra uma TV OLED de qualidade, é provável que também esteja a pensar adquirir um bom conjunto de colunas, ou pelo menos uma soundbar de qualidade.
No entanto, vale sempre a pena perceber que qualidade de som a Sony é capaz de oferecer! Afinal de contas… É a Sony. Dito isto, a A8 é perfeitamente capaz de encher uma sala de dimensões médias de som rico e dinâmico. Especialmente se por acaso conseguir ficar numa posição frontal e perto do ecrã.
Em suma, a A8 tem um som superior às rivais diretas, não fosse a Sony uma das rainhas do áudio do mercado atual. Ainda assim, por amor de deus, arranje um sistema de som para fazer justiça à qualidade de imagem do painel OLED.
Conclusão
Em suma, se por acaso está à procura de uma TV de qualidade com todas as funcionalidades que o novo conteúdo multimédia precisa e quer jogar numa consola de nova geração… Tem aqui uma excelente alternativa.
No entanto, tenha em conta que algumas das funcionalidades de nova geração do standard HDMI ficaram de fora, tais como o VRR (Variable Refresh Rate) e ALLM (Auto Low Latency Mode), o que pode acabar por ser frustrante para alguns jogadores.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!