O Google Fotos vai perder uma das suas melhores funcionalidades e vantagens no dia 1 de Junho de 2021… O armazenamento ilimitado gratuito. O que acaba por ser chocante, visto que uma das maiores razões para o uso da App no mundo dos smartphones é mesmo o seu backup automático de fotos, isto tanto no mundo Android como no mundo iOS.
Em suma, a clássica frase “Não tens espaço? Instala o Google Fotos pah!” vai morrer.
O Google Fotos ‘matou’ a sua melhor funcionalidade! E agora? Há alternativa?
Portanto, a Google anunciou ontem que todas as fotos e vídeos ‘backed-up’ no Google Fotos vão passar a contar para a quota de armazenamento. Claro que a qualidade de imagem ‘Original’ sempre contou, mas a verdade é que a qualidade de imagem ‘Alta’ era tão boa, que a grande maioria dos utilizadores escolhia esta opção e seguia a sua vida com um sorriso no resto.
Na verdade, isto é mais do que esperado… Afinal de contas, só para ter noção, todos os dias são postos cerca de 4.3 milhões de gigas de informação na Google Drive, no Gmail e no Google Fotos. Por isso, como o armazenamento tem de ser pago e mantido, a Google iria eventualmente passar este custo para os consumidores. Aliás, esta estratégia não tem qualquer falha! Afinal, os utilizadores estão agora tão habituados ao serviço, que a probabilidade de “pagarem e não bufarem” é mesmo muito alta.
Dito tudo isto, a partir de Junho, vai ter 15GB de borla, mas é uma quota de armazenamento partilhada por todos os serviços da sua conta Google e não apenas o Google Fotos.
Entretanto, a Google já disponibilizou um pacote de 100GB por 2€ mensais. O que não é um custo astronomicamente alto, no entanto, se continuar a fazer backup todos os dias do ano, é provável que mais tarde tenha de aumentar este valor.
Existem alternativas viáveis?
Nem por isso… Temos o iCloud, mas isso apenas funciona para quem tem um iPhone. Temos o Amazon Fotos, mas também é pago. Claro que também temos o Dropbox e Box, que são plataformas de backup de dados e não de fotos, mas que ainda assim contam com uma funcionalidade focada neste campo. (Mas ambos são pagos!)
Em suma, não existe uma alternativa viável para substituir o Google Fotos como ele é hoje em dia.
Será que vamos ver os utilizadores a voltar a pegar no cabo USB e retirarem as fotos e vídeos dos seus aparelhos diretamente para o disco do seu PC? É um retrocesso brutal…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!