A Intel adora lançar novas gamas de motherboards cada vez que lança novos processadores. Aliás, esta maneira de agir não só tem sido criticada pela AMD, como a grande rival da empresa azulinha dos processadores até fez de bandeira o facto de manter a compatibilidade em todas as suas motherboards AM4… Pelo menos até agora.
Afinal de contas, segundo a AMD, as velhinhas motherboards B350 e X370 não seriam capazes de suportar os muitos recentes Ryzen 5000! No entanto, alguns ‘modders‘ já provaram que as coisas não são bem assim.
Será que tudo isto foi só uma jogada para vender motherboards?
Oops!? AMD a ser Intel? As motherboards da série 300 suportam os novos Ryzen 5000
Portanto, como deve saber, inicialmente, a AMD anunciou que a nova geração de processadores Ryzen 5000 apenas iria ser suportada pelas motherboards da série 500. Ou seja, as boards B550 e X570. O que na verdade até fazia algum sentido, tendo em conta o aumento da exigência nas VRMs nos últimos lançamentos.
No entanto, quando os fãs da AMD começaram a estrebuchar e a criticar a decisão da empresa… Rapidamente as coisas voltaram atrás! Com o suporte a ser estendido para a série 400 (B450 e X470).
Pois bem, agora parece que até as mais velhinhas B350 e X370 também poderiam suportar os novos processadores. O que claro está, dá a sensação que a AMD tentou ser um pouco ‘Intel’, ao limitar o suporte.
Afinal de contas, um utilizador do fórum overclock.net foi capaz de meter um Ryzen 9 5900X a correr numa Gigabyte X370 com uma BIOS beta. Como se isto não fosse suficiente, o mesmo acabou por acontecer com outro utilizador com uma board ainda mais fraca, uma ASRock A320M.
Afinal o que se está a passar? As parceiras da AMD querem vender motherboards e por isso negaram-se a atualizar o seu hardware antigo?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!