Lembro-me de testar este equipamento quando a Leak ainda se chamada Reviews.com.pt e de ter ficado maravilhado com ele. Falo claro do Nokia N95 que se destaca pelo seu design deslizante. Foi lançado em Setembro de 2006 e entrou no mercado em Março de 2007. Nove meses depois, foi lançado o primeiro iPhone que viria a mudar o mercado de smartphones.
Nokia N95 pode estar de volta mas desliza para os lados
Em 2006, o Nokia N95 era um telemóvel futurista para o seu tempo. Sobretudo porque tinha um sistema deslizante duplo. Tinha um leitor de áudio realmente bom, uma câmara interessante, muita memória para a altura e navegação GPS. Corria o Symbian OS, suportava a instalação de várias aplicações e vinham com uma bateria de 900mAh.
Agora a HMD Global quer lançar um novo Nokia N95. Prova disso é que até já um protótipo de engenharia que revela como o próximo equipamento pode ser.
O Youtuber Michael Fisher (MrMobile) deitou a mão a um protótipo deste equipamento. A ideia é apostar também num design deslizante, mas lateral. Quando o fazemos temos os altifalantes, câmaras duplas e flashes LED. Da forma como foram posicionados os sensores ocultos funcionam como uma câmara para selfies, o que é uma excelente ideia.
Para além disso há outro pormenor interessante. O aro que está à volta da câmara traseira pode abrir servindo assim de base para o smartphone ficar na diagonal.
A Nokia está a apostar em muitos equipamentos. Eventualmente muitos não saberão mas em tempos que já lá vão a Nokia tinha muitos dispositivos que nunca chegaram cá a Portugal. Isto na altura de ouro dos telemóveis. Um exemplo disso eram as televisões. Agora e já sob as ordens da HMD Global, esses tempos da Nokia parecem estar a voltar. A mais recente parceria foic om a empresa austrÃaca StreamView GmbH. Isto vai levar ao nascimento de Smart TVs, boxes e rádios DAB+. Eles vão chegar cá e também a muitas outras partes do mundo. No entanto, o primeiro produto é um box e trata-se na prática da Nokia Streaming Box 800.
Pode ler mais sobre isto aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!