Já não é novidade para ninguém que a Intel está em dificuldades no mundo dos processadores. Óbvio que não estamos a falar das vendas, ou sequer dos lucros no esquema geral das coisas… Afinal de contas, a Intel continua a ser uma empresa muito maior que a AMD, com muitos mais recursos, e receitas muito acima da rival.
Ainda assim, é inegável que a gigante azul dos microprocessadores não está muito feliz por ser agora a segunda escolha, especialmente depois de mais de uma década de domínio. Por isso, chegou a altura de fazer algo realmente importante… Nem que seja algo que a AMD já faz há alguns anos.
Intel vai imitar a AMD ao possibilitar OC em todas as boards
Portanto, caso não saiba, a Intel já apresentou os primeiros detalhes relativos à 11ª geração de processadores Intel Core, os Rocket Lake S-Series. Uma gama de processadores que vai finalmente contar com uma nova arquitetura, bem como um iGPU baseado na também nova arquitetura Xe. (Uma arquitetura que irá dar origem a placas gráficas dedicadas Intel!)
No entanto, o que é realmente interessante no meio de tudo isto, é que a Intel parece ter confirmado que irá permitir overclocking nas suas linhas de motherboards mais baratas. Ou seja, o OC vai deixar de ficar limitado às boards da linha Z. No entanto, não é esperado que todos os processadores cheguem ao mercado desbloqueados para esta prática. Assim, se quiser um CPU para OC, vai ter de continuar a ir à procura da letra K no nome do componente.
Entretanto, a atual gama de motherboards já traz suporte aos novos processadores. Contudo, não foi ainda confirmado se a atual gama de boards ‘B’ irá ser capaz de oferecer capacidades de OC. Afinal de contas, a Intel vai obviamente lançar novas motherboards em 2021… Por isso, é muito provável que não.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!