Quando começaram os problemas com os Estados Unidos as coisas começaram a ficar feias para a Huawei. Primeiro não conseguiram vender equipamentos nos Estados Unidos. Depois, a gigante chinesa foi impedida de comprar chips e não só a empresas americanas. Aliás, perderam o maior fornecedor de chipsets, a TSMC. Isto levou ao fim temporário dos processadores Kirin da marca. O último para já é o Kirin 9000. No entanto, o Financial Times refere que os Estados Unidos permitiram finalmente à Huawei retomar os negócios com os fabricantes americanos de chips e isto é uma grande notÃcia.
Huawei acaba de receber uma grande notÃcia!
Isto é sem dúvida uma grande notÃcia. Não vender nos Estados Unidos é como o outro. Agora não ter acesso aos chips é uma catástrofe. Algumas empresas como a Qualcomm e MediaTek já tentaram dar a mão à Huawei, mas não houve grandes desenvolvimentos.
Um fabricante de chips revelou ao jornal Financial Times que quaisquer pedidos até aqui eram sempre vistos com desconfiança e negação pelos Estados Unidos. Isto pode ser ultrapassado. Mas tem de se comprovar que esses chips não têm qualquer ligação com 5G. Ou seja, assim a Huawei já pode estabelecer negócios com essas empresas.
Esta é a segunda boa notÃcia para a Huawei num curto espaço de tempo. É que ontem falou-se do facto da Samsung ir disponibilizar os painéis OLED à Huawei. No entanto, há uma questão com os chips destes ecrãs que já está a ser ultrapassada. Agora ter também os chipsets é talvez a maior notÃcia de sempre.
É verdade que esta informação ainda não é oficial. A palavra final cabe ao departamento de comércio americano. Se for dada a luz verde, os Kirin regressam. Uma grande notÃcia. É verdade que este fabricante vai continuar a não ter acesso aos serviços da Google, mas neste momento isto já parece um problema menor. Até porque há formas de colocar os serviços da Google a funcionar. Pode ler mais sobre isto aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!