iPhone 12 e iPhone 12 Pro estão a ganhar muitos riscos no ecrã!

A gama Apple iPhone 12 está no mercado há cerca de quatro dias e já houve vários relatos sobre esses smartphones. De acordo com informações recentes o novo ecrã cerâmico tem uma resistência à queda quatro vezes melhor. Aliás já houve alguns testes acerca disto. No entanto, poucos dias após a chegada dos primeiros iPhone 12 e 12 Pro, alguns utilizadores reclamam de riscos no ecrã. No caso do que recebemos para teste na Leak, vinha imaculado.

iPhone 12 e iPhone 12 Pro estão a ganhar muitos riscos no ecrã!

Então, o que está a acontecer? O material de vidro super cerâmico com uma inovadora estrutura de cristal é altamente resistente a quedas. No entanto, este painel arranha-se facilmente. Segundo Max Weinbach, o material do vidro é muito macio, o que o torna resistente a quedas. No entanto, isto também pode torná-lo vulnerável a arranhões.

iPhone 12 riscos

Entretanto o conhecido canal de YouTube MKBHD, também menciona esse problema na sua análise ao iPhone 12. Segundo ele, depois de alguns dias, já aparecem arranhões significativos no visor. O MKBHD também mencionou que a resistência a arranhões é inversamente proporcional à proteção à prova de quedas. Mais uma vez, quanto mais macio for o vidro, menos provável que se parta, mas é mais fácil de riscar. Por outro lado, um ecrã duro pode ser mais resistente a arranhões, mas é mais frágil nas quedas.

Não parece existir uma consistência nas análises

Dois vídeos publicados no YouTube mostram a durabilidade do Vidro Cerâmico. Isto em termos de resistência a arranhões e quebra. O canal de tecnologia MobileReviewsEH fez uso de um medidor de força para testar a durabilidade do vidro do iPhone 12 e do iPhone 12 Pro em contraste com o iPhone 11 do ano passado. O medidor de força aplicou pressão e mediu o valor em Newtons. Em comparação, o painel de vidro do iPhone 12 partiu nos 443 Newtons, enquanto no iPhone 11 foi aos 352 Newtons. Os números mostram uma melhoria significativa em relação ao ano passado, indicando que é de facto durável.

O teste de arranhões foi realizado com moedas e facas. Assim, para nossa surpresa, resistiu a estes metais domésticos. O iPhone 11 riscou facilmente no nível 6 enquanto o iPhone 12 riscou no nível 7 no teste de dureza de Mohs.

Além disso, temos o teste de queda que também é muito revelador. O novo teste de queda ao iPhone 12 conduzido pelo EverythingApplePro mediu a resistência do dispositivo. Dito isto, os dois novos modelos – iPhone 12 e iPhone 12 Pro foram lançados de várias alturas. O duo iPhone 12 sobreviveu ao teste de queda. No entanto, o chassis de alumínio do iPhone 12 sofreu danos consideráveis nas primeiras quedas. O chassi de aço inoxidável do iPhone 12 Pro mostrou-se mais resistente, mas apresentou arranhões nas laterais.

Entretanto quanto ao ecrã, os testes revelaram que o novo painel cerâmico é sem dúvida bastante forte. Assim, dá muito mais resistência em relação ao iPhone 11.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também