Nunca ninguém pensou que este dia poderia chegar, mas o Huawei Mate 40 pode muito bem ser o último topo de gama deste fabricante. A guerra e a perseguição americana começaram por deixar os Huawei sem os serviços da Google. Depois foram alguns componentes e agora nem consegue deitar a mão aos novos chipsets. Os tempos são realmente negros para este fabricante que depois de ter chegado a dominar o mercado de smartphones, pode cair para a sétima posição no próximo ano. Pelo menos é o que dizem os analistas. Mas que impacto poderá ter o fim da Huawei para o mercado de smartphones?
Fim da Huawei é uma bomba no mercado de smartphones!
O pior impacto possÃvel e os utilizadores é que vão pagar a fatura.
Não, este não é um artigo de defesa à Huawei. Este é um artigo de constatação de factos.
A concorrência é aquilo que garante mais benefÃcios para os utilizadores. Neste campo falo do preço, mas também das inovações tecnológicas.
Durante muito tempo, a fotografia nunca foi uma verdadeira prioridade dos smartphones. Claro que todos querÃamos uma boa câmara, mas as coisas não evoluÃam da forma como avançaram nos últimos anos. Isto tornou-se mais evidente a partir do Huawei P8. Lembro-me perfeitamente do evento de apresentação em que se deu muito destaque à pintura de luz.
Com o passar do tempo foram chegando muitas outras inovações. Assim a Huawei foi ficando cada vez melhor na fotografia. De facto, nos últimos anos tem dominado o DxOMark.
Claro que isto levou a que outros fabricantes tentassem fazer o mesmo. Começou a guerra dos megapixéis, com a Samsung a fazer tudo o que estava ao seu alcance para melhorar as câmaras. Graças a esta luta de titãs, tivemos acesso a tecnologias muito interessantes. Lentes periscópicas, abertura variável, tudo serviu para um combate muito feroz entre dois gigantes. Claro que no meio disto tudo quem ganhou fomos nós.
Depois esta luta acaba sempre por garantir que ninguém se estica demasiado nos preços. É que se um topo-de-gama for demasiado caro, as pessoas vão eventualmente virar-se para outro.
O papel da Huawei foi determinante no mercado de smartphones. Foi o motor para alguns fabricantes consagrados saÃrem do pedestal e começarem a lutar com tudo o que têm.
A Huawei ameaçou todos, incluindo a gigante da maçã que até ultrapassou durante algum tempo.
Agora com a Huawei a despedir-se do mercado de smartphones, fica um grande vazio que dificilmente será preenchido. Claro que existe a Xiaomi que tem equipamentos interessantes. No entanto, ainda está bastante longe do que a Huawei conseguiu fazer. Depois temos a Samsung que faz equipamentos excelentes, mas que precisa de alguém que a combata de igual para igual para manter a inovação a todo o gás.
Ou seja, se a Huawei desaparecer dos smartphones virando-se para outras áreas, temo uma desaceleração no mercado de smartphones. Pelo menos, no campo tecnológico. Quem restar, já não vai ter de lançar tantas coisas para brilhar. Isto porque já não existe uma ameaça no horizonte.
Assim caso seja mesmo o fim da Huawei no mercado de smartphones, vamos perder muito e eventualmente vamos demorar mais anos a chegar às grandes inovações. As pessoas terão de se contentar com o que há. Uma gigante no mundo Android e a gigante Apple.
A Huawei procura outras áreas de negócio
A queda na área dos smartphones poderá ser na ordem dos 75% no próximo ano. Mas será que um automóvel da Huawei pode salvar os negócios?
Em 2021 já vai poder comprar um automóvel da Huawei
Isto tem levado a Huawei a pensar em muitas coisas. Não só na provável venda da Honor, mas também na aposta em outros equipamentos. Assim, este fabricante pode virar-se para outro setor que já anda a namorar alguns anos. Ora o Nikkei Asia revela que esta empresa vai mesmo entrar na industrÃa automóvel.
Estávamos em 2013 quando a Huawei criou a primeira unidade para desenvolver aplicações para o ramo automóvel. Mais tarde e mais concretamente no ano passado, revelou oficialmente esta participação como fornecedor de peças.
Entretanto a área auto da Huawei abrange cinco categorias. Assim temos, condução inteligente, rede inteligente, sistema inteligente para o cockpit, veÃculos elétricos e serviços na cloud.
O objetivo é aumentar a capacidade em várias áreas de modo a que a Huawei consiga produzir tudo para carros inteligentes. De facto, um responsável da gigante chinesa até já disse. Qualquer coisa que a Tesla faça, nós também fazemos.
O sistema de condução autónoma da Huawei está referido como sendo melhor que o que está presente no Tesla Model 3.
Assim uma fonte ligada à Huawei revela que este fabricante quer ser um grande fornecedor de carros inteligentes. De facto, tem estado a contratar colaboradores de grandes empresas e está preparada para definir uma equipa com centenas de profissionais.
Entretanto o Harmony OS também faz parte de tudo isto. Assim a Huawei já tinha confirmado que este sistema operativo multiplataforma estaria presente nos sistemas de entretenimento dos automóveis. Mais de 150 modelos desenvolvidos por 20 fabricantes apostam na plataforma HiCar da Huawei. É semelhante ao Android Auto da Google e ao CarPlay da Apple.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!