A Microsoft passou por várias alterações ao nível de produtos ao longo dos anos. Por exemplo, Outlook pode agora referir-se a um cliente de correio eletrónico para computador, a um cliente de correio eletrónico baseado na Web e a um serviço de correio eletrónico online. E, como se isso não fosse suficientemente confuso, também temos termos como Hotmail, Live Mail e Outlook web app para nos preocuparmos. Que termos deve utilizar? O Hotmail ainda existe? Outlook vs Hotmail?
Outlook vs Hotmail: São a mesma empresa? É tudo igual?
Muitas das pessoas hoje em dia não fazem ideia do que está a falar quando menciona o nome “Hotmail.com”. Aliás podem mesmo pensar, o Hotmail é da Microsoft? O que é que mudou? O que é o Hotmail atualmente?
Um pouco de história
O Hotmail foi o primeiro serviço de webmail da internet. Foi criado pelo indiano Sabeer Bhatia, e seu amigo Jack Smith, enquanto trabalhavam na Apple como engenheiros de hardware.
Curiosamente, foi tudo motivado pelo que estes dois engenheiros ouviram em algumas palestras em Stanford!
A ideia base passava por transformar uma boa ideia numa empresa, para depois vendê-la por milhões de dólares. Assim, foi feito um acordo: Bhatia seria o administrador da empresa, e Smith, o arquiteto da tecnologia do projeto.
Em suma, todo este esforço resultou na criação do Hotmail!
Na prática a primeira empresa a oferecer e-mail baseado na Web (Webmail). Um serviço que foi finalmente lançado ao público no dia 4 de julho de 1996. Onde claro está, de forma bem curiosa, a ideia original de vender tudo por uns quantos milhões teve mesmo resultado. Visto que em dezembro de 1997 a empresa foi comprada pela Microsoft em troca de 2.769.148 ações da Microsoft, o que na época valia uma módica quantia de 400 milhões de dólares.
O Hotmail costumava ser um dos serviços de correio eletrónico mais conhecidos do mundo. Em 1997, quando a Microsoft o comprou aos seus criadores originais, um início de sessão no Hotmail oferecia algo único em relação à maioria das caixas de entrada de correio eletrónico: independência de ISPs. Esta versão chamava-se MSN Hotmail, mas já não existe.
Avanço rápido para 2005
No mesmo ano, a Microsoft anunciou um novo conjunto de serviços e produtos que foram concebidos para alargar a experiência do utilizador no Windows. Este novo conjunto chamava-se Windows Live, que poderá reconhecer em produtos como o Open Live Writer, agora de código aberto, e o Windows Essentials.
Como parte deste esforço, a Microsoft planeou eliminar totalmente o correio eletrónico Hotmail e substituí-lo por um novo sistema de correio chamado Windows Live Mail. Mas, quando os utilizadores da versão beta se queixaram da mudança e expressaram que preferiam a marca Hotmail, a Microsoft voltou atrás. A empresa optou pelo Windows Live Hotmail.
A marca Windows Live foi descontinuada em 2012. Alguns destes serviços e produtos foram integrados diretamente no sistema operativo Windows (sob a forma de aplicações para o Windows 8 e 10), enquanto outros foram separados e continuaram por conta própria (o Windows Live Search tornou-se o Bing, por exemplo). Os restantes foram simplesmente descontinuados.
A chegada do Outlook.com
Por volta dessa mesma altura, a Microsoft introduziu o Outlook.com, que era essencialmente uma reformulação do Windows Live Hotmail com uma interface de utilizador atualizada e funcionalidades melhoradas. Muitas pessoas referem-se incorretamente a este serviço como Outlook Online, embora não exista tal coisa.
Assim, tendo isto em conta, será que o Outlook é o mesmo que o Hotmail? Para aumentar a confusão, os utilizadores do Hotmail existentes foram autorizados a manter os seus endereços de e-mail @hotmail.com, mas os novos utilizadores já não podiam criar contas de e-mail da Microsoft com esse domínio. Em vez disso, só podiam criar endereços @outlook.com, apesar de ambas as contas de correio eletrónico utilizarem o mesmo serviço de correio eletrónico.
Outlook.com é o nome oficial do serviço de correio eletrónico da Microsoft, que era anteriormente conhecido como Hotmail e Windows Live Hotmail. No fim de contas, é Outlook ou Hotmail? Essa é uma pergunta difícil.
Hotmail vs. Outlook: Os clientes de Webmail da Microsoft
Antigamente, o site Hotmail.com era a interface Web do serviço de correio eletrónico Hotmail. Não havia incompatibilidade de marcas; os serviços eram um só e o mesmo. Atualmente, as coisas já não são assim tão simples.
Em 2011, um ano antes de a Microsoft descontinuar a sua marca Windows Live, introduziu o Office 365, um precursor do atual Microsoft 365. Na altura, o Office 365 estava orientado para utilizadores empresariais e corporativos, mas expandiu-se gradualmente para incluir também utilizadores comuns.
Durante muito, muito tempo, o “Outlook” foi sempre referido como o cliente de correio eletrónico para ambiente de trabalho da Microsoft. Esse termo tornou-se demasiado complicado, e toda a confusão entre o Outlook e o Hotmail está no centro de tudo.
O Hotmail é o Outlook dos tempos modernos?
A Microsoft deu um tiro no próprio pé com várias reformulações de marca, e é quase impossível acompanhar o ritmo, mesmo em retrospectiva. Se ainda está confuso, aqui está um resumo rápido do que precisa de saber:
- Outlook.live.com trata-se do nome atual do serviço de correio eletrónico da Microsoft, anteriormente conhecido como Hotmail.com (este último acabou em 2011, tendo o primeiro chegado em 2012).
- O Outlook na Web, ou OWA, é a aplicação Web do Outlook que lhe permite navegar na sua conta de correio eletrónico Outlook.com. Faz parte do conjunto de aplicações Web de correio eletrónico da Microsoft.
- O Outlook Mail é o cliente de correio eletrónico para ambiente de trabalho da Microsoft. Pode-se utilizar com um endereço de correio eletrónico Outlook.com ou com qualquer outro endereço de correio eletrónico.
Tudo o resto, incluindo o Outlook Express, o Windows Mail e o Windows Live Mail, já não é relevante, a menos que esteja a utilizar uma versão desatualizada do Windows.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!