Alguma vez se questionou o porquê da Sony não ter chamado o novo comando da PS5 de DualShock 5? Ao fim ao cabo, o nome DualShock anda de mão dada com o nome Sony PlayStation há muitos e bons anos.
Mas a resposta a esta questão é muito simples… O DualSense tem a grande missão de revolucionar a maneira como um fã das consolas PlayStation interage com os jogos! Tudo graças à chegada das tecnologias ‘Adaptive Triggers’ e ‘Haptic Feedback’, entre outras que ainda não conhecemos muito bem.
Assim, apesar dos fãs estarem quase sempre a olhar apenas e só para as especificações da consola. É inegavelmente boa ideia começar a olhar para as potencialidades do comando da PS5, é que não tem mesmo nada a ver com aquilo que podÃamos encontrar no passado… Aliás, até chego ao ponto de dizer que a grande diferença entre as consolas Xbox e a nova oferta da Sony está aqui.
DualShock 4 vs DualSense: A vantagem da PS5 pode estar no comando!
Portanto, o DualSense é um grande passo em frente para a Sony, sendo logo a primeira imagem de marca da nova PS5. Mas antes de mais nada, vamos olhar para as diferenças entre o agora ‘velhinho’ DualShock 4 e o novo DualSense.
DualShock 4 vs DualSense: As diferenças
Pois bem, caso já não se lembre, o DualShock 4 trouxe como novidades em relação ao seu antecessor uma barra de luz e um touchpad. No entanto, verdade seja dita, estas funcionalidades não revolucionaram nada, fazendo deste comando uma evolução simplesmente iterativa em relação ao DualShock 3.
Aliás, isto conta a história da gama de comandos DualShock… Ao fim ao cabo, apesar de toda a evolução, não existem grandes diferenças entre os diferentes modelos. Algo que muda agora com a chegada do DualSense, até no design.
Afinal, o novo comando da PS5 é mais moderno no aspeto, mas também na pega, sendo agora mais ergonómico e por isso confortável. É óbvio que o DualSense e DualShock 4 fazem parte da mesma famÃlia, mas também é óbvio que o novo comando é uma grande evolução em relação ao passado recente. Em suma, a fórmula já não é a mesma!
Aliás, como já deve ter reparado, o DualSense até parece roubar algumas caracterÃsticas ao comando da Xbox One. O que para alguns jogadores é uma crÃtica, mas que para mim é apenas um admitir que a Microsoft fez algo de bom, e que em equipa que ganha não se mexe. A Sony quer oferecer algo mais confortável, e por isso, criou algo similar ao comando da Xbox… Por mim, não há problema nenhum, desde que resulte em algo superior.
Conclusão
Em suma, não existem grandes dúvidas que o DualSense é significativamente mais avançado que o velhinho DualShock 4. Aliás, as diferenças são tantas, que quem já teve a oportunidade de o experimentar afirma que é preciso tocar no periférico que irá acompanhar a PS5 no seu lançamento.
É uma autêntica revolução daquilo que a Sony tem feito até aqui, e que poderá mesmo separar o trigo do joio nesta nova geração. Ao fim ao cabo, apesar do grande foco dos jogadores nos gráficos, não me parece que o salto na qualidade visual seja assim tão significativa quanto isso… Por isso, nada melhor que mudar a maneira como sentimos o jogo nas nossas mãos! Uma área em que a PS5 parece ter a vantagem.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!