O Google Assistant é uma parte essencial da experiência com o Android Auto. Tudo porque garante uma utilização de mãos livres. Assim, temos a possibilidade de ouvir música, definir um trajeto ou fazer chamadas apenas com comandos de voz. De facto, os smartphones são grandes elementos de distração quando estamos a conduzir. Tudo o que possa fazer com que não seja necessário interagirmos manualmente com o smartphone é sem dúvida bem-vindo.
Problema com o Google Assistant e Android Auto? Resolva já
No entanto, nos últimos meses, começaram a aparecer problemas no Assistente da Google no Android Auto. Na prática, um dos piores, faz com que ele leia as mensagens noutro idioma.
Ou seja, imagine que tem o seu smartphone Android configurado para português. Graças a este bug, as mensagens podem ser lidas em inglês.
A propósito disto a Google já forneceu algumas recomendações. Ainda assim nunca lançou uma correção completa para o Android Auto.
“Se o Assistente da Google ler mensagens de texto no idioma errado, remova o inglês como idioma secundário. A seguir altere o idioma de voz do Assistente para corresponder ao idioma do Assistente”.
Mas isto obviamente não fez diferença na maioria dos casos. Assim as pessoas continuam a deparar-se com este problema. O objetivo, claro, é que tudo volte ao normal.
Entretanto alguém no reddit encontrou uma solução diferente que funciona para vários utilizadores. Assim, se já não sabe o que fazer é uma boa opção.
O que necessita de fazer é alterar a entoação do Google Assistant para Expressive. Isto no ecrã de configurações do Android.
Se estiver num dispositivo Samsung vá às definições. Depois escolha Gestão Geral. A seguir vá a Idioma e Introdução. Depois carregue onde diz Texto para Voz (TTS) e escolha o motor predefinido. Veja se está selecionado motor de síntese de voz da Google. Depois carregue na roda dentada e na Entonação escolha Expressiva. Reinicie o smartphone e tudo deverá estar a funcionar bem.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!