Pois bem, apesar dos vários relatos a apontar para novas RTX mobile apenas na segunda metade de 2021… Parece que a NVIDIA já começou a preparar a sua nova geração de GPUs mobile baseados na arquitetura Ampere!
E pelos vistos, sendo baseadas no GPU com o nome de código GN20-EA-A1 (ou simplesmente GA104), vamos ver placas gráficas RTX 3070 e RTX 3060 capazes de rivalizar com os atuais pesos pesados deste mundo em que a portabilidade é tão importante.
- (Especial) A NVIDIA lançou as RTX 30 ‘tão baratas’ porquê?
- A Gigabyte já está a preparar a sua RTX 3060 Ti!
RTX 3070 para portáteis oferece a performance da RTX 2080 Ti para PCs!
Portanto, tudo indica que a RTX 3070 para portáteis também irá contar com os mesmos 8GB de memória GDDR6 que também poderemos encontrar na versão desktop. No entanto, não é esperado que a versão mobile do GPU GA104 venha completamente desbloqueada, visto que nem a RTX 3070 Desktop utiliza o seu potencial máximo (5888 núcleos CUDA de um máximo de 6144. Apenas a RTX 3070 Ti deverá utilizar o potencial máximo do GPU GA104).
Quanto à data de lançamento, é esperado que estes GPUs sejam anunciados e revelados durante a CES 2021 em janeiro. O que claro está, dependendo da produção da Samsung, tanto poderá significar um lançamento logo no início de 2021, como bem mais tarde… Como os primeiros rumores apontavam. (A Samsung está a ter sérias dificuldades na produção dos GPUs NVIDIA Ampere, sendo esta a principal razão pela qual o stock tem sido tão reduzido)
Por fim, em relação à performance, os últimos rumores apontam para uma RTX 3070 mobile capaz de meter a RTX 2080 Ti em sentido!
Sim, estamos a falar da RTX 2080 Ti para PCs Desktop. Ou seja, algo fantástico para o mundo dos portáteis gaming! Contudo, não estou a ver toda esta potência dentro de um portátil sem um grande preço a pagar num outro campo muito importante neste mercado… A bateria, e claro… O arrefecimento!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!