A Tesla anunciou recentemente que vai reduzir dramaticamente o custo de produção das suas células de produção, o que aparentemente significa que a empresa tem agora uma nova meta… Lançar um carro elétrico de 25000$. Ou seja, vamos ter um carro elétrico equipado com baterias de nova geração, a um preço seriamente apelativo!
Aliás, segundo a própria Tesla, toda a nova tecnologia em desenvolvimento irá permitir baixar o custo dos carros elétricos para mais ou menos o preço dos carros ‘tradicionais’ a combustão.
Tesla quer meter um carro elétrico de 25.000€ nas estradas!
Portanto, um ‘pack’ de baterias custa atualmente qualquer coisa como 10000~12000$, isto dependendo da sua capacidade. Por isso, é razoável dizer que pacotes mais baratos irão levar o mundo dos carros elétricos a um mundo completamente novo. Afinal de contas, a fabricante quer chegar ao preço médio de 6000$, o que por sua vez irá meter o custo por kWh abaixo dos 100$.
Entretanto, caso não saiba, o custo de um carro elétrico nos Estados Unidos tem estado a descer bastante de ano para ano! Afinal, em 2018, o preço médio estava situado nos 64,300$, e em 2019 já se situava nos 55,600, uma queda de 13,4%. Contudo, como é óbvio, este preço ainda está um pouco acima do preço médio de um carro a combustão, que se encontra algures entre os 30000 e os 35000$.
Será que este novo carro irá conseguir cumprir a missão que o Tesla Model 3 falhou?
Caso não saiba, o Model 3 era suposto ser o primeiro carro elétrico para as massas! Ao trazer um ‘pedigree’ desportivo, para convencer os consumidores que os veículos elétricos não são apenas e só tecnologia, são também velocidade pura e dura. (Ou seja, que os carros elétricos são ‘fixes’)
No entanto, o modelo mais barato do Model 3 não é assim tão barato, e acabou por chegar muito tarde ao mercado… Tudo devido a vários problemas de produção das linhas da Tesla.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!