É inegável que PES 2021 é um dos esforços mais arriscados de sempre por parte da Konami! Ao fim ao cabo, não estamos a falar de um um simples jogo, mas sim de uma atualização à versão do ano passado. (Não era já assim todos os anos nos mundos do FIFA e PES!? :P)
Em suma, para perceber bem o objetivo da Konami com este lançamento, PES 2021: Season Update conta com a mesma jogabilidade e modos de PES 2020, adicionando novos equipamentos, equipas e claro, atualizando completamente os plantéis.
No entanto, existem outras melhorias que passam despercebidas, mas que realmente aumentam (e muito) o valor deste jogo. Afinal de contas, temos aqui um excelente simulador de futebol a custar ‘apenas’ 30€.
(Análise) PES 2021: Por 29,99€, é basicamente imperdível!
Portanto, como é óbvio, PES 2021 continua a não ser um jogo perfeito, apresentando muitas das falhas da versão do ano passado. No entanto, alguns refinamentos na maneira como o futebol é jogado, e novo conteúdo adicionado ao modo MyClub, faz com que valha mesmo a pena experimentar o que a Konami tem para oferecer neste tão estranho ano de 2020.
Então… PES 2021 é ou não igual a PES 2020! Sim, é igual, mas também é diferente! Confuso? Eu também!
Como deve imaginar, fazer review a este jogo não está nos sonhos de ninguém, visto que não é mesmo nada fácil explicar o que o estúdio quis fazer com este lançamento. Ao fim ao cabo, depois de PES 2020 ser muito provavelmente um dos melhores jogos da saga, temos agora uma simples atualização para levar as coisas para a frente.
Mas… Lá está! PES 2020 já foi uma evolução tremenda, por isso, a Konami aproveitou para apensar dar alguns toques certeiros no projeto, ao refinar toda a experiência.
Ou seja, sim, a interface é exatamente a mesma, mas quando chega ao jogo propriamente dito, parece que os jogadores respondem melhor, que tudo parece mais natural, e que até a IA do computador está um bocado mais ‘smart’. Em suma, a ação está mais autêntica, e acima de tudo, viva!
Aliás, podemos dizer que enquanto FIFA continua a apostar num modo mais arcade, com um tipo de jogo divertido mas completamente irrealista. O PES continua a sua caminhada para ser o derradeiro simulador de futebol. Trazendo várias pequenas mudanças para a versão de 2021, que acabam por melhorar ou apenas completar a experiência.
O modo online está melhor!
No ano passado, vimos uma grande aposta da Konami no ‘eFootball’, ou seja, no modo online do título. Dito isto, temos agora novos filtros (que incluem uma nova segurança para a sua conexão e a do seu oponente), com a própria experiência base a parecer mais robusta, e por isso, mais completa.
MyClub é agora um rival à altura do muito popular FIFA Ultimate Team
O modo online está quase todo igual, menos no MyClub, que tenta agora fazer frente ao gigantesco Ultimate Team de FIFA. Aliás, a própria Konami sabe que é um duelo bastante desiquilibrado, por isso, optou por baixar um pouco a barreira de entrada, sendo possível apanhar logo lendas fortes e metê-las na sua equipa.
Gráficos e Licenciamento
PES já nos habituou a ter jogadores de referência como Cristiano Ronaldo, Neymar ou Messi, a parecerem-se… Bem… Como Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi. Tudo graças aos acordos com os clubes e com as ligas, que permite por sua vez fazer ‘scan’ aos jogadores, e claro, meter tudo bem detalhado no jogo.
Ou seja, Neymar parece mesmo o jogador real, tanto nas características faciais como na sua habilidade em campo. E quem diz Neymar, também Van Dijk, Hazard, Salah, etc… Tudo jogadores que têm muitos dos seus maneirismos reais dentro do simulador. Algo que obviamente ajuda a aumentar a imersão.
Conclusão
Em suma, apesar de faltarem algumas novidades nos modos de jogo, as melhorias na jogabilidade, nos gráficos, e no online, leva PES 2021 a um nível completamente novo. E claro, como é bem mais barato que o seu rival direto, pode mesmo fazer mossa no domínio inegável da EA com o seu FIFA.
Entretanto, esta grande aposta da Konami deverá dar os seus verdadeiros frutos no próximo ano. Ao fim ao cabo, este ‘update’ não reflete apenas o impacto do COVID-19 no desenvolvimento do jogo. É muito provável que o estúdio tenha preferido começar mais cedo o desenvolvimento do seu primeiro PES para a nova geração de consolas, esquecendo um pouco PES 2021. Por isso, tudo indica que o duelo no próximo ano deverá ser realmente bombástico.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!