Como dissemos nos últimos dias, tudo indica que a AMD irá apostar numa gama de novos processadores denominada de Ryzen 5000. Ou seja, a ideia aqui é fazer passar a mensagem que o salto qualitativo é tão significativo, que temos de passar diretamente para a gama 5000, saltando assim a gama 4000 que ficará reservada apenas para os APUs e processadores mobile já lançados no mercado.
AMD Ryzen 5900X: 12 núcleos e 24 threads para meter a Intel no bolso?
Portanto, como deve saber, a AMD está neste momento a ultimar alguns dos últimos detalhes pendentes relacionados com o lançamento dos primeiros processadores baseados na arquitetura Zen 3. Ao fim ao cabo, vamos ficar a saber novidades já no dia 8 de Outubro, quando começar o tão famoso ‘Mês Vermelho’ da AMD.
Pois bem, segundo um novo tweet do engenheiro Patrick Shur, não só o salto para a nomenclatura ‘Ryzen 5000’ é mesmo verdade… Como vamos ter um novo Ryzen 9 5900X simplesmente bombástico com os mesmos 12 núcleos e 24 threads, mas uma performance capaz de meter os engenheiros da Intel a fugir de terror deste monstro! Ao fim ao cabo, além do aumento massivo no IPC, também vamos ver este menino a chegar aos 4.9GHz.
Entretanto, segundo o que sabemos, a arquitetura Zen 3 vai ser o primeiro grande redesign desde a chegada dos primeiros chips Zen em 2017. Por isso, vamos ter um desempenho e eficiência num outro nÃvel, um controlador de memória superior, SMT melhorado, entre outras coisas.
Curiosamente, o novo modo ‘boost’ nem se foca no aumento máximo do clock, mas sim em perceber qual é o ‘sweet spot’ no aumento de frequência e longevidade deste aumento. Ou seja, aumentar a frequência, e mantê-la alta durante muito tempo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!