Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador vai pelo mesmo caminho, uma vez que está numa carga alta. Num portátil isto pode ter um impacto significativo na bateria e isso são más notícias. No entanto, o próximo update do Edge vai resolver esse problema. Dito de outra forma, quem usar o novo Microsoft Edge e navegar muito tem mais autonomia no portátil.
Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!
A Microsoft está a trabalhar numa nova funcionalidade chamada Slepping Tabs para o Microsoft Edge. Na prática permite congelar os separadores que não estão a ser utilizados.
Isto pode não ser algo original, mas funciona melhor.
No ano passado a Google lançou uma funcionalidade semelhante chamada “freeze tabs” como uma forma de reduzir a quantidade de RAM usada pelo browser. Em oposição à funcionalidade do Chrome, a do Edge funciona melhor. É mais avançada. Para além disso ajuda realmente a diminuir a memória utilizada no Windows 10. O mesmo acontece também no macOS e isto é uma excelente notícia!
A novidade do Edge não fecha os separadores. Em vez disso, apenas as suspende. De acordo com um modo experimental no Edge Canary, isto coloca os separadores que não estão a ser usados em pausa, tudo para poupar recursos.
Se como eu também tem o hábito de manter muitos separadores abertos, esta funcionalidade vai certamente garantir mais desempenho. Especialmente em hardware mais fraco. É que os browsers, como referi, são verdadeiros vampiros de recursos.
A Microsoft diz que entretanto nem todos os separadores serão suspensos. Imagine que está a ouvir música através de um separador e quer continuar a ouvir, mesmo que esteja a fazer uma coisa noutro. Aí ele não será congelado.
Entretanto há mais uma novidade. É que os utilizadores poderão definir um parâmetro que permite escolher ao fim de quanto tempo os separadores ficam inativos.
Por exemplo, pode optar entre 15 ou 30 minutos, uma hora, 2 horas, 3 ou 6.
Outra característica é que poderá colocar alguns sites na whitelist, como o Twitter, para que nunca sejam suspensos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!