Como deve saber, a NVIDIA fechou um negócio de proporções gigantescas com a SoftBank, ao conseguir adquirir a muito importante ARM, a empresa responsável pela grande maioria dos designs de núcleos de CPU que vemos no mundo dos smartphones. (95% dos smartphones no mercado são baseados em núcleos Cortex da ARM)
Dito isto, parece que o objetivo da NVIDIA não é apenas ajudar a ARM a continuar o seu caminho como empresa independente e neutra… A NVIDIA quer começar a brincar no mundo dos processadores!
(Última Hora) Cuidado Intel e AMD! NVIDIA quer lançar CPUs!
Portanto, como deve saber, a NVIDIA adquiriu a ARM há alguns dias num negócio recorde de 40 mil milhões de dólares. O que claro está, mete a líder do mundo ARM nas suas mãos… Isto levanta uma questão, então e agora?
A empresa vai continuar a fazer o seu dia-a-dia, sendo apenas uma subsidiária independente, ou vamos ver a NVIDIA a aproveitar todo o know-how da ARM para apostar em novos mercados?
Pois bem, numa recente entrevista, o CEO da NVIDIA (Jensen Huang) respondeu à pergunta “Vai apostar num CPU NVIDIA para o mundo dos centros de dados? A empresa vai criar uma nova gama de processadores para o público?” Esta foi a resposta:
“Existem clientes que gostam de licenciar o design dos núcleos e criar os seus próprios CPUs. No entanto, também existem outros clientes que preferem licenciar os núcleos, e pedir-nos a nós para também construir o CPU, ou modificar um dos nossos designs. Estamos abertos a tudo.”
Em suma, duvido que a NVIDIA fosse gastar 40 mil milhões de dólares para manter a ARM como ela sempre foi. Existe aqui um grande objetivo por detrás de tudo isto. Especialmente quando o futuro parece estar nas mãos da arquitetura ARM. Será que vamos ver processadores NVIDIA a rivalizar com a Intel, AMD, Qualcomm, Mediatek, etc…?
Este negócio pode mudar tudo na indústria!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!