RTX 30 – Já ouviu falar do ‘Chip Binning‘? Basicamente, é o processo de separação de chips pela sua qualidade. Ou seja, quando uma wafer sai das linhas de produção, cada chip é imediatamente testado ao nível das suas capacidades, como por exemplo a voltagem que precisa para funcionar, a temperatura que alcança, que frequência consegue alcançar, etc…
Consoantes os resultados, as fabricantes separam estes chips em várias classificações, onde claro está, os melhores chips irão dar origem a produtos mais caros.
Nem todas as NVIDIA GeForce RTX 30 têm chips de qualidade
Portanto, se pensava que o GPU da sua RTX 2080 Ti de 1100€ era igual ao GPU da ASUS ROG Strix RTX 2080 Ti OC Special Edition de 1400€ do seu vizinho do lado, então estava muito enganado.
Dito tido isto, esta separação por escalões vai obviamente acontecer com as novas RTX 30. Onde as placas mais baratas irão obviamente receber os chips dos tiers mais baixo. Aliás, segundo o famoso Igor’s Labs, a NVIDIA está a usar 3 ‘tiers’. Ora veja:
- Bin 0: É um chip ‘OK’. Capaz de oferecer a performance base pretendida, mas não muito mais que isso.
- 1: Chips de maior qualidade, com maior eficiência e capacidade de OC.
- 2: Os melhores chips disponíveis, com as melhores características de performance.
Curiosamente, parece que a primeira vaga de produção de chips da Samsung com o seu processo de 8nm resultou em 30% de chips Bin 0, 60% de chips Bin 1 e finalmente, apenas 10% de chips Bin 2. Ou seja, se por acaso ficou surpreendido com o preço da RTX 3090… Então pode agradecer ao processo de 8nm da Samsung, que é ainda incapaz de produzir chips da maior qualidade possível em massa.
Entretanto, estes números deverão mudar ao longo do ciclo de vida das placas, com a Samsung a conseguir elevar estes 10% para valores significativamente mais altos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!