Parece ridículo e muito pouco provável. No entanto, é mesmo verdade. O Windows tem uma ferramenta de segurança, o Windows Defender que protege o sistema operativo. Logo à partida não pode ser desativada. No entanto, para além de proteger, também pode destruir o sistema operativo da Microsoft. De facto, este problema com o Windows Defender é muito estranho, até pelo que pode fazer ao Windows 10 e a outros sistemas operativos. O pior de tudo, é que qualquer pessoa consegue fazer maldades, mesmo com a proteção ativada.
Windows Defender pode arrasar o próprio Windows 10! Entenda
Uma informação avançada pelo site de segurança Bleeping Computer e que revela um post no Twitter do investigador de segurança Mohammad Askar afirma que qualquer pessoa pode usar o terminal de texto do Windows Defender para descarregar um malware sem que seja intercetado.
O pior de tudo é que isto é muito fácil de fazer.
Para testar tudo, o investigador recorreu a ficheiros de malware. Normalmente são utilizados nas análises aos antivírus. Ora, o Defender permitiu um acesso a todos sem qualquer verificação e até permitiu que eles fossem copiados para o disco. Tudo sem comprovar o conteúdo. Entretanto, o site Bleeping Computer quis testar isto e verificou que de facto era verdade.
O problema está presente, tanto no modo administrador, como no modo de utilizador mais limitado. Ou seja, todas as pessoas estão expostas.
Tudo o que as pessoas necessitam de fazer é de escrever MpCmdRun.exe -DownloadFile -url [url do ficheiro] -path [para onde o guardar].
Isto não acontecia até bem recentemente. A culpa foi de um novo update.
Na prática permite o download de ficheiros através de localizações remotas. Assim escusado será dizer que há sempre alguém atento e à espreita.
Eventualmente a Microsoft deverá fazer algo em breve num novo update. Entretanto, para já, resta aguardar pela correção.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!