As equipas de desenvolvimento responsáveis pelos primeiros jogos PS5 já começaram a perceber um pouco daquilo que o SSD PCIe 4.0 da consola é capaz de oferecer. Aliás, muitos developers até já vieram a público afirmar que este pequeno mas complexo componente tem o potencial de revolucionar a indústria.
Contudo, apesar de todo o potencial, os estúdios vão apenas focar-se no aproveitamento da velocidade! Pelo menos por enquanto.
SSD da PS5 vai oferecer muita coisa! Mas primeiro… A velocidade!
Portanto, o SSD da PS5 vai mudar muita coisa, mas não logo no início do ciclo de vida da consola. Afinal de contas, os developers ainda precisam de algum tempo para se habituarem às novidades, e claro, para as aproveitarem de formas inovadoras.
Assim, enquanto os devs responsáveis por Ratchet & Clank: A Rift Apart se estão a focar numa experiência de jogo completamente diferente, com tempos de loading inexistentes enquanto os jogadores passam de dimensão em dimensão. Outras equipas preferem fazer as coisas com mais calma.
O que é realmente uma pena… Caso não saiba, o SSD é a grande vantagem da PS5 na nova geração de consolas
Muito resumidamente, apesar do CPU da PS5 ser muito parecido ao da Xbox Series X, funciona numa frequência mais baixa. Além disso, o GPU é bastante diferente, visto que a placa gráfica da nova PlayStation 5 significativamente mais fraca que a placa da consola Xbox (10.3 TFLOPs vs 12 TFLOPs).
Mas lá está, o SSD da PS5 é 2x mais rápido na passagem de dados para o restante sistema. Algo que poderá ser usado para oferecer experiência de jogos realmente diferentes, e nunca antes vistas. Por isso, seria importante ver os estúdios a pegar nisto… Algo que infelizmente ainda não aconteceu.
A vantagem da PS5 não aproveitada? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!