As baterias removíveis trazem muitas vantagens (e desvantagens)! Dito isto, é inegável que a bateria é um dos primeiros componentes a começar a dar de si num smartphone. Ou seja, se por ventura quiser ficar com o mesmo telemóvel 2 ou 3 anos, vai muito provavelmente acabar por ter problemas de bateria.
Pois bem, apesar de muitos desejarem o regresso desta tendência. A verdade é que existe um problema no meio de toda esta história. Enquanto os consumidores continuarem a comprar topos de gama caros com baterias não removíveis, as coisas não vão mudar. É que nem a União Europeia está a conseguir convencer as fabricantes.
As baterias removíveis deveriam voltar em força? Obvio que sim!
Portanto, muito resumidamente, o uso de baterias não removíveis é muito vantajoso para as fabricantes. Ao fim ao cabo, estas podem cortar no design e produção do corpo do smartphone devido ao facto de ser muito mais fácil isolar contra a água e o pó. Nem têm de tornar o interior do aparelho ‘bonito’, visto que os utilizadores nunca o irão ver, o que claro está, também possibilita o uso de conectores mais simples e baratos.
Mas muito mais importante que tudo isto, as fabricantes garantem desta forma que apenas elas irão ser capazes de mudar a bateria!
Ainda se lembra da altura dos telemóveis com baterias removíveis? Poderia entrar em qualquer loja e comprar uma bateria extra, fosse da mesma marca do telemóvel ou não. Pois bem, como deve imaginar, isto não dá dinheiro às fabricantes.
Além disto, é muito inconveniente ter de ir a um centro de reparação autorizado mudar uma bateria… Por isso, na grande maioria das vezes, os consumidores preferem trocar de telemóvel.
Curiosamente, estes telemóveis são também uma grande dúvida no mercado de usados, visto que nunca sabemos muito bem que tipo de uso estes aparelhos tiveram. Por isso, nunca sabemos se as baterias estão ou não em bom estado. O que claro está, resulta novamente na compra de um telemóvel novo!
Em suma, enquanto os aparelhos com baterias não removíveis fizerem bom dinheiro… Pode dizer adeus às baterias removíveis.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!